
Mutirão do Nudep atende mais de 500 internos em unidade prisional em Itaitinga
Mutirão do Nudep atende mais de 500 internos, em Itaitinga
Texto: Juliana Bomfim
Foto: Divulgação
A Defensoria Pública do Ceará realizou, nos dias 13 e 14 de março, 541 atendimentos jurídicos na Unidade Prisional de Estudo, Capacitação e Trabalho (UPECT), em Itaitinga. A iniciativa do Núcleo Especializado em Execução Penal (Nudep) deverá seguir com edições mensais, nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado.
Durante a força-tarefa, os defensores públicos analisaram os processos e fizeram os pedidos cabíveis, como as 189 certidões carcerárias solicitadas à Direção da UPECT para instruir os pedidos já protocolados e complementar a análise da situação processual, mais as 247 petições em favor dos internos, ofícios para os juízes das Varas de Execuções Penais e aos juízes das Comarcas do Interior.
De acordo com a Defensora Pública Marylene Venâncio, o mutirão tem como objetivo ampliar e aprimorar a assistência jurídica aos internos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará. “Com esses atendimentos, buscamos agilizar processos, aumentar o número de atendimentos e minimizar as incertezas dos apenados reclusos”, afirma.
Atualmente, o Nudep atende 820 assistidos na UPECT, o que equivale a mais de 50% dos 1621 internos da unidade com a finalidade de prestar informações, acompanhamento processual, solicitar documentos e apresentar a defesa técnica nos processos.