Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mutirão do Nudep atende mais de 500 internos em unidade prisional em Itaitinga

Mutirão do Nudep atende mais de 500 internos em unidade prisional em Itaitinga

Publicado em

Mutirão do Nudep atende mais de 500 internos, em Itaitinga

Texto: Juliana Bomfim
Foto: Divulgação 

 

A Defensoria Pública do Ceará realizou, nos dias 13 e 14 de março, 541 atendimentos jurídicos na Unidade Prisional de Estudo, Capacitação e Trabalho (UPECT), em Itaitinga. A iniciativa do Núcleo Especializado em Execução Penal (Nudep) deverá seguir com edições mensais, nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado.

Durante a força-tarefa, os defensores públicos analisaram os processos e fizeram os pedidos cabíveis, como as 189 certidões carcerárias solicitadas à Direção da UPECT para instruir os pedidos já protocolados e complementar a análise da situação processual, mais as 247 petições em favor dos internos, ofícios para os juízes das Varas de Execuções Penais e aos juízes das Comarcas do Interior. 

De acordo com a Defensora Pública Marylene Venâncio, o mutirão tem como objetivo ampliar e aprimorar a assistência jurídica aos internos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará. “Com esses atendimentos, buscamos agilizar processos, aumentar o número de atendimentos e minimizar as incertezas dos apenados reclusos”, afirma.

Atualmente, o Nudep atende 820 assistidos na UPECT, o que equivale a mais de 50% dos 1621 internos da unidade com a finalidade de prestar informações, acompanhamento processual, solicitar documentos e apresentar a defesa técnica nos processos.