
Últimos dias para inscrição no Seminário que comemora os 28 anos da Defensoria, nos dias 24 e 25 de abril debatendo diversos temas
Nos dias 24 e 25 de abril, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) irá realizar seminário em comemoração dos 28 anos da instituição com o tema “Construindo a Defensoria do Futuro”, organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP). O evento reúne defensores e defensoras públicas, assessores e demais interessados que precisam realizar inscrição online. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 28/03 de forma online por meio do e-mail inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br. O local do evento em breve será informado.
No primeiro dia de programação de 8h às 12h começa com um treinamento sobre “O uso da inteligência artificial na Defensoria Pública (ChatGPT, Claude, Gemini e Deepseek), com entrega de 32 assistentes virtuais personalizados que minuta petições com o palestrante Marcelo Piton, defensor público da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPRS).
A abertura do Seminário acontece às 16h com cerimônia de entrega de medalhas. Em seguida, às 17h acontece a primeira palestra com o tema “Defensoria Pública e a justiça do futuro” com a palestrante Flávia Martins de Carvalho, juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF). Às 18h acontece a segunda e última palestra do dia para debater a linguagem simples. A palestrante Joseane Aparecida Corrêa, auditora fiscal de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) fala sobre “A linguagem simples como ponte para a justiça social: O papel da Defensoria Pública do Ceará”. O dia encerra com um coquetel às 19h.
No dia 25, a partir das 8h30 tem debate sobre “O Direito Penal da guerra contra as drogas e o futuro do sistema de justiça criminal” com os palestrantes Marcelo Semer, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e Bruno Paes Manso, jornalista e doutor em ciências políticas pela Universidade de São Paulo (USP). Às 10h30 terá a palestra “Defensoria Pública, inteligência artificial e a (des)estruturação da(s) (in)justiças facilitada pela ministra substituta do STF, Edilene Lobo.
O tema “Caminhos para a judicialização do direito à saúde ante os precedentes vinculantes do Supremo Tribunal Federal” será debatido às 14h30 pela facilitadora Thaisa Guerreiro, defensora pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). A última palestra da programação acontece às 16h com o tema “Direito das famílias sob perspectiva de gênero” debatido pela professora titular de Direito Público da USP, Fabiana Severi.