Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Seminário 28 anos: Oficina aprimora uso da inteligência artificial na atuação defensorial

Seminário 28 anos: Oficina aprimora uso da inteligência artificial na atuação defensorial

Publicado em
Texto: Déborah Duarte
Foto: ZEROSA FILHO

A Defensoria Pública do Estado do Ceará deu início, nesta quinta-feira (24), ao Seminário 28 anos – Construindo a Defensoria do Futuro com um workshop sobre inovação tecnológica e a aplicação da inteligência artificial (IA) no cotidiano da instituição com a participação do defensor público Marcelo Piton, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS).

Durante sua exposição, Piton destacou como a Defensoria Pública pode incorporar ferramentas de inteligência artificial na construção de uma atuação mais eficiente e estratégica. “Foi muito gratificante receber o convite da Defensoria Pública do Ceará, que é uma das Defensorias que mais está avançando quando a gente fala de implementação de ferramentas de inteligência artificial. Cabe a nós nos adaptarmos como instituição e até mesmo para que possamos prestar um serviço público de maneira mais eficaz”, pontuou.

Piton compartilhou experiências práticas do uso de IA, demonstrando o funcionamento de assistentes virtuais personalizados para elaboração de petições e o potencial da tecnologia para otimizar tempo e reduzir tarefas repetitivas. Ele também alertou para a cautela no uso de ferramentas digitais em atividades que envolvem atendimento direto à população, ressaltando a importância da manutenção do contato humanizado.

O workshop aconteceu em dois momentos. O primeiro contou ainda com a participação do assessor de Desenvolvimento Institucional da DPE-CE, Bruno Fiori Palhano Melo, e da defensora pública Priscilla Holanda. Bruno Fiori apresentou novidades e atualizações da Martinha, uma assistente virtual voltada à automação de documentos, e lançou oficialmente o “Sua Defensoria”, plataforma que reunirá e organizará informações institucionais, com foco nas defensoras e defensores.

“O ‘Sua Defensoria’ nasce com o propósito de tornar mais acessível e unificada a rede de informações internas da nossa instituição. Com esse aplicativo, queremos fortalecer o trabalho colaborativo, facilitar a comunicação entre os membros da Defensoria e impulsionar ainda mais nossa capacidade de resposta à população”, afirmou Bruno Fiori.

Durante a tarde, os defensores Augusto Cunha e Bruno Fiori presidiram os trabalhos onde apresentaram ainda a versão 2.0 do Nossa Defensoria que vai incorporar ferramentas de IA. E público pode fazer perguntas e tirar dúvidas. “Aprofundamos essa parte da inteligência artificial para demonstrar como podemos acelerar a rotina jurídica, especialmente em um cenário de déficit de pessoal e de pressa nas tarefas. As ferramentas tecnológicas chegam como aliadas para dar vazão à crescente demanda da nossa atuação”, concluiu Marcelo Piton.

A programação do Seminário 28 anos segue até esta sexta-feira (25), com painéis, rodas de conversa e lançamentos institucionais que reafirmam o compromisso da Defensoria Pública com a inovação, o acesso à justiça e a defesa dos direitos da população cearense.