
Defensoria leva atendimentos para Comunidade Quilombola Encantados do Bom Jardim, Tamboril
A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou, nesta sexta-feira (27), da primeira edição da “Caravana da Integração: Fortalecendo Raízes”, realizada na Escola Municipal Joaquim Ribeiro dos Santos, na Comunidade Quilombola Encantados do Bom Jardim, no município de Tamboril. Durante o evento, a defensora pública Glaiseane Lobo, acompanhada por assessores da DPCE, prestou atendimentos e apresentou os serviços da instituição aos moradores da comunidade.
A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tamboril, garantiu atendimentos gratuitos nas áreas de assistência social, saúde e cidadania, voltados para povos originários, comunidades tradicionais, população negra e a população em geral.
Ao saber da Caravana, Estelita de Sousa aproveitou para fazer a nova identidade. “É melhor quando vem aqui perto”, afirma a moradora do Bom Jardim. Luciano da Silva Ribeiro veio da comunidade Bruto também para resolver a segunda via da identidade, uma pendência de mais de dois anos.. “Eu já tinha tentado duas vezes e não deu certo. Agora, resolvi e foi rápido”, comemora.
“Há uma população que não consegue buscar atendimento nas nossas unidades e essa caravana nos permitiu chegar à comunidade quilombola e trazer nossos atendimentos a quem precisa”, afirma a defensora pública Glaiseane Lobo.
De acordo com o prefeito de Tamboril, a caravana é uma justa homenagem aos povos originários e tradicionais. “É muito significativo quando temos ações como essa, que ressaltam a importância dos povos indígenas, quilombolas e de terreiros. Estamos aqui para reconhecer e valorizar esses povos”, afirma.
Renato Baiano, líder quilombola do território de Encantado de Bom Jardim e Lagoa das Pedras destacou a importância da Caravana da Integração como um momento de visibilidade e valorização das lutas dos povos quilombolas, indígenas, de terreiro e comunidades tradicionais. “Essa iniciativa resgata nossas raízes e integra políticas públicas essenciais, como educação, saúde, reparação social e regularização fundiária. Promove melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos”.
O secretário executivo da Proteção Social, Ecildo Filho, agradeceu o esforço conjunto para a realização da primeira caravana como valorização dos povos tradicionais. “Esse evento é fruto de muitas parcerias importantes, com o objetivo de valorizar povos, historicamente, esquecidos. E, depois do evento de hoje, tenho certeza de que vamos expandir as caravanas e implementar mais políticas públicas voltadas para a reparação histórica e a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, afirma.
O evento teve a participação do secretário executivo dos Povos Indígenas, Jorge Tabajara, da coordenadora especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, da deputada estadual Larissa Gaspar, representantes das associações quilombolas, Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), secretarias municipais e estaduais, além de órgãos públicos e privados.