Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza mutirão de atendimentos às mulheres vítimas de violência na Casa da Mulher Brasileira

Defensoria realiza mutirão de atendimentos às mulheres vítimas de violência na Casa da Mulher Brasileira

Publicado em
TEXTO E FOTO: DEBORAH DUARTE

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), reforça seu compromisso de ampliar o acesso à justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade. Neste mês, marcado pela campanha Agosto Lilás, que simboliza a luta pelo fim da violência contra a mulher, a instituição realizará uma série de ações para otimizar atendimentos e promover orientação jurídica e psicossocial.

Nos dias 5 e 6 de agosto, o Nudem promoverá um mutirão de atendimentos voltado para as mulheres que já recorreram à Defensoria. Os atendimentos começam a partir das 8 horas da manhã na Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza O objetivo é desafogar a demanda do núcleo e agilizar as resoluções. As equipes já estão entrando em contato com as assistidas para o agendamento das consultas.

Além disso, como parte das ações do Agosto Lilás, no dia 19 de agosto, a Defensoria levará atendimento jurídico gratuito exclusivamente para as mulheres do bairro Vila Velha, em Fortaleza. A ação acontecerá das 9h às 15h, na Escola Municipal Antônio Correia, com a estrutura da carreta do projeto Defensoria em Movimento.

No mesmo dia e local, a Van de Direitos da Defensoria oferecerá atendimentos jurídicos e psicossociais com defensoras públicas do Nudem. A partir das 15h, será realizada uma roda de conversa para debater temas relacionados aos direitos das mulheres, com destaque para a prevenção e o combate à violência doméstica.

A atividade integra também as comemorações pelos 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçando a importância da informação como instrumento de proteção. A defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga, ressalta que a violência doméstica pode se manifestar de formas diversas, física, psicológica, patrimonial, moral ou sexual, e que muitas vezes não é percebida de imediato pela vítima.

“Poucas pessoas conseguem identificar facilmente quando estão sendo violentadas, especialmente no caso da violência psicológica, que é silenciosa. Quando percebem, muitas vezes sentem medo de denunciar. Por isso, nosso trabalho de orientação e acolhimento é tão essencial. As ações no Vila Velha vão acontecer em parceria com o projeto Ceará com Direitos para fortalecer ainda mais o acesso à garantia de direitos, especialmente das mulheres”, destacou.

Atendimento permanente

As ações especiais fazem parte da programação do Agosto Lilás, mas o atendimento às mulheres é uma atividade permanente da Defensoria Pública. O Nudem está disponível em Fortaleza e em outros municípios do Ceará, oferecendo orientação jurídica, encaminhamentos e apoio psicossocial.

📍 A lista completa de endereços e contatos está disponível no site da Defensoria Pública do Ceará.