
Defensoria Pública inicia atendimento em Massapê
Texto: Juliana Bomfim
Ilustração: Diogo Braga
A partir do dia 9 de setembro, os cerca de 40 mil habitantes de Massapê, município da Região Norte do estado, passam a contar com a atuação da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) na cidade. A sala de atendimento funcionará na Casa da Cidadania, localizada na Rua Major Paulino, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Durante o mês de agosto, já foram realizados os primeiros atendimentos de forma remota, encaminhados pela equipe de triagem da Defensoria de Sobral.
A nova unidade marca o início da atuação da Defensoria em Massapê e consolida sua presença em 105 municípios cearenses. Esse avanço faz parte do processo de fortalecimento institucional e ampliação dos atendimentos em todas as regiões do estado. A Defensoria presta assistência jurídica gratuita, dialoga com as políticas públicas em prol dos mais vulnerabilizados e garante direitos à população. Ainda neste mês de setembro, estão previstas inaugurações de sedes em Trairi e Beberibe, completando nove novas sedes da instituição no interior. Além disso, foram instalados o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos, em Sobral, e os Núcleos de Defesa da Saúde e de Situação Carcerária, em Juazeiro do Norte.
De acordo com a defensora pública geral, Sâmia Farias, a nova sede representa a garantia dos direitos da população mais vulnerável do município. “A chegada da Defensoria Pública a Massapê é mais um passo no nosso compromisso de levar justiça a quem mais precisa. Com esta nova unidade, ampliamos nossa presença no interior e garantimos que a população de Massapê possa contar com um atendimento mais próximo, eficiente e humanizado”, destaca a defensora geral.
A Defensoria em Massapê será coordenada pela defensora pública Ceane Sena, titular da comarca. “É uma honra imensa iniciar a atuação da Defensoria Pública em Massapê, onde estamos sendo calorosamente acolhidos pela população e pelas instituições locais. Nossa expectativa é fortalecer os laços com a comunidade e garantir um atendimento cada vez mais humano e eficiente para quem mais precisa”, afirma.