Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza primeiro círculo de paz com mulheres vítimas de violência em Sobral

Defensoria Pública realiza primeiro círculo de paz com mulheres vítimas de violência em Sobral

Publicado em

Texto: Amanda Sobreira

Fotos: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Ceará promoveu, nesta semana, em Sobral, o primeiro encontro do projeto Recomeçar em Paz: Círculo de Cuidados para Mulheres. A iniciativa é voltada para mulheres que já vivenciaram situações de violência e busca oferecer um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento emocional, contribuindo para a reconstrução de suas trajetórias. 

A defensora pública Emanuela Leite, que atua na região, explica que a proposta nasceu da percepção de que, mesmo após a resolução dos conflitos jurídicos, muitas mulheres permanecem marcadas pelas consequências do trauma, sentindo dificuldades para reorganizar suas vidas. “Pensamos em encontros periódicos que ajudem a fortalecer a subjetividade de cada uma, porque percebemos que o acolhimento coletivo, com a troca de histórias e aprendizados, pode inspirar novos caminhos para o recomeço”, afirma. 

O primeiro círculo reuniu cerca de 12 mulheres, entre assistidas da Defensoria Pública e da Casa da Mulher Sobralense, e contou com o apoio de um plantão psicológico e assistencial para garantir suporte durante as atividades. A receptividade, segundo a defensora, foi marcante, com relatos de mulheres que reconheceram a importância de não se sentirem sozinhas no processo de superação da violência. 

Durante o círculo de paz, uma das mulheres presentes fez um forte relato sobre a importância de conhecer políticas que auxiliem vítimas de violência contra a mulher. “Se eu soubesse da existência de todas essas estruturas para nos socorrer, todos esses trabalhos voltados para nós, eu não teria ido dormir tantos dias com o olho roxo”, desabafou. 

Ao final do encontro, as participantes sugeriram pontos e abordagens para a continuidade do projeto e embora algumas mulheres tenham solicitado palestras temáticas sobre violência psicológica e formas de identificar violências veladas,um dos pedidos foi unânime: a continuidade dos círculos, como espaço permanente de escuta e elaboração das vivências. 

“Elas entenderam que ali podem compartilhar suas dores e conquistas, apoiar umas às outras e, principalmente, perceberam que não têm culpa pelo que viveram. Agora iremos organizar os próximos encontros e o espaço de acolhimento para ampliar o projeto”, destacou Emanuela Leite. 

Nudem

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) é a principal porta de entrada da instituição para vítimas de violência doméstica que buscam assistência jurídica.

Além de Fortaleza, o Núcleo também está presente em Caucaia, Maracanaú, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte. Além das defensoras públicas, o Nudem conta ainda com equipes psicossociais, que promovem educação em direitos nas comunidades, escolas e espaços nos quais o público é predominantemente feminino. 

Para essas mulheres entenderem qual é o contexto de violência, quais são os tipos de violência, onde buscar ajuda, o que fazer quando se está em um relacionamento tóxico, quais os primeiros sinais disso, com qual telefone entrar em contato e quais direitos que elas têm, as psicólogas e assistentes sociais da Defensoria entram em campo.

Serviço:

Nudem Sobral 

Casa da Mulher Cearense

Av. Monsenhor José Aloísio Pinto, s/n

(85) 98959-7453

 

Nudem Fortaleza

Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira)

Telefone(s): (85) 3499-7986 / (85) 9.8976-5882 (somente para ligações)