
Defensoria do Ceará promove 1° roda de conversa sobre geração de emprego e renda
TEXTO: Camylla Evellyn
FOTOS: Larissa Morena
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) promoveu na tarde desta segunda-feira (15) uma roda de conversa referente à geração de emprego e renda, na Fundação Marcos de Bruin, no bairro Aerolândia, em Fortaleza. Ao todo, dezesseis pessoas participaram da conversa sobre direitos e, posteriormente, irão participar do curso de bolos e tortas.
A iniciativa faz parte do projeto Ceará com Direitos, que visa levar atendimento jurídico gratuito a pessoas mais vulnerabilizadas, em parceria com o Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado, voltado a combater a insegurança alimentar. À frente da ação estão Camila Vieira, defensora pública e assessora de projetos da DPCE, e Joyce Ramos, ouvidora geral externa da instituição.
A escolha preferencial por mulheres para compor os cursos oferecidos pelo projeto tem sua significância, visto que o protagonismo feminino nos negócios cresceu consideravelmente, fomentando a economia no Estado. “Não é novidade que as mulheres, em sua maioria, são as que chefiam e provêm o sustento de suas famílias. Então, nada mais justo do que proporcionar orientações e capacitação que facilitem a autonomia dessas lideranças femininas”, explica Joyce Ramos.
A Cozinha Coletivo Bem Viver, uma das cozinhas produtoras de alimentos do Programa Ceará Sem Fome, será palco para a próxima roda de conversa, que acontecerá ainda este mês (19), no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. Aos que participarem, será ofertado o curso de preparo de lanches e salgados.
Para Camila Vieira, este é só o começo da ampliação de um projeto que já dá muitos frutos. “Estar próximo dessas mulheres, levando as orientações e o suporte que elas necessitam para alcançarem a independência financeira é algo que enche de propósito nossas ações. O sentimento é estarmos cumprindo dever”.