Defensoria Pública e Unichristus firmam parceria para atendimento odontológico de mulheres vítimas de violência doméstica
TeXto: deborah Duarte
Arte: Valdir Marte
A Defensoria Pública do Estado do Ceará deu mais um passo para garantir a dignidade e a reconstrução de vidas de mulheres em situação de violência. A instituição assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário Christus (Unichristus) para oferecer atendimento odontológico gratuito a mulheres encaminhadas pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem).
Firmada pela defensora pública geral, Sâmia Costa Farias, e pelo reitor da Unichristus, José Lima de Carvalho Rocha, a parceria fortalece a atuação da Defensoria na promoção do direito à saúde e se soma às políticas públicas nacionais voltadas à proteção das mulheres. A iniciativa está alinhada à Lei 15.116/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garante a reconstrução dentária de vítimas de agressões domésticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo acordo, cinco pacientes terão atendimento contínuo na Clínica Escola de Odontologia (CEO) com reposição imediata das vagas quando houver alta. Os procedimentos abrangem áreas como Dentística Operatória, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral, Estomatologia e Radiologia, oferecendo um cuidado completo de saúde bucal para mulheres que enfrentaram situações de violência. A parceria vai além do atendimento clínico: prevê ainda diálogos interinstitucionais sobre violência doméstica, a produção de materiais técnico-científicos, como cartilhas, protocolos e artigos, e a integração dos alunos da Unichristus às atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública, promovendo uma formação acadêmica conectada às demandas sociais.
Para a defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Nudem e responsável pela interlocução da parceria, o acordo representa um avanço importante. “Já na próxima segunda-feira, dia 22, começam os atendimentos para as mulheres encaminhadas pela Defensoria. Elas poderão escolher entre o turno da manhã ou da noite e nossa equipe vai garantir prioridade e acolhimento em cada etapa do atendimento”, destacou.
A defensora acrescenta que o projeto tem potencial de crescer. “Queremos expandir o número de vagas e incluir o atendimento aos filhos dessas mulheres, crianças e adolescentes que também precisam de cuidados odontológicos. É um passo importante para garantir o cuidado integral das famílias acompanhadas pela Defensoria Pública. Com essa ação, a Defensoria reafirma seu compromisso de transformar o acesso à justiça em acesso à dignidade, articulando parcerias estratégicas para proteger e cuidar das mulheres em situação de violência e suas famílias.”, afirmou.
