O que você sabe sobre seus direitos? Concurso vai premiar estudantes que participam do projeto Minha Escola Ensina Direitos
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (SinterOnibus) lançaram na segunda-feira (29 de setembro) o II Concurso “Minha Escola Ensina Direitos”. Voltado para a educação em direitos de crianças e adolescentes, o projeto alcança, ao longo de 2025, 14 escolas municipais de cinco cidades, levando defensores públicos às salas de aula para explicar e debater sobre direitos.
A proposta do concurso é que os alunos usem a criatividade para expressar o que aprenderam em sala de aula em torno de temas como bullying e cyberbullying; direitos da infância; violência contra a mulher; saúde mental; direitos humanos; direito à defesa e a segurança pública; e direitos do consumidor. Os melhores trabalhos serão premiados com tablets, celulares, fones bluetooth e caixas de som.
A ação busca conscientizar e sensibilizar líderes estudantis para que se tornem agentes multiplicadores das informações e possam disseminar estratégias de prevenção à violência, combatendo todas as formas de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.
Desde o início do ano letivo de 2025, defensoras e defensores públicos estão visitando mensalmente as escolas participantes para tratar de nove temas com adolescentes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. As turmas, de até 20 alunos, receberão certificado de formação em direitos humanos ao final do ano.
O concurso – As inscrições são online e seguem de 30 de setembro a 7 de novembro. Os trabalhos devem abordar o tema central do concurso: “A Defensoria e a defesa dos nossos direitos”.
Um hotsite foi criado para inscrições e acesso às informações, clique: Minha Escola Ensina Direitos – Defensoria Pública do Ceará
As categorias são divididas da seguinte forma:
- Individuais: Redação, Desenho
- Em grupo: Vídeo, Podcast e Fotografia
Com patrocínio do Sinterônibus, os prêmios contemplam os três primeiros lugares de cada categoria, incluindo tablets, celulares, caixas de som e fones de ouvido. Entre os critérios avaliados estão originalidade, criatividade, uso de linguagem simples e relevância da mensagem.
Primeira edição
No ano passado, a primeira edição do concurso recebeu 110 trabalhos inscritos. “Esse é um projeto que muito nos orgulha porque leva cidadania às escolas, para um público estratégico. Leva uma mensagem de esperança, porque sem ela nada é possível. O que fizemos foi buscar um futuro de mais esperança para a transformação da sociedade. Porque trabalhar a prevenção é mais eficaz do que investir na repressão”, avaliou, à época, o subdefensor geral Leandro Bessa.
Na categoria Desenho, o primeiro lugar foi conquistado por Maria Gisely de Souza Silva, aluna da Escola José Lins de Albuquerque, em Itapipoca. Ela se inspirou em um conto de fadas clássico para transmitir a mensagem de que o ambiente escolar não deve ser espaço de violência. “A Chapeuzinho Vermelho pode ter muitas ramificações. E eu queria apresentar tudo de uma forma fácil de entender. Então, usei uma história de fantasia pra misturar com um elemento de realidade que, infelizmente, é o bullying e ainda é muito presente nas escolas”, afirma a adolescente.
Já na categoria Texto, o vencedor foi Wilkson Nascimento Costa, da Escola José Carvalho, em Fortaleza. “Escrevi sobre a Defensoria. Criei uma história que falasse sobre os direitos das pessoas a partir de um personagem, o Matheus, que eu também inventei a luta pelos próprios direitos. Escrevi em casa e reescrevi várias vezes, pra melhorar cada vez mais o texto e deixar a história acessível”, detalha o estudante.
Serviço:
II Concurso Minha Escola Ensina Direitos
Inscrições até 07 de novembro. Acesse o site:
https://campanha.defensoria.ce.def.br/minha-escola-ensina-direitos-2025/
