Defensoria promove Dia das Crianças para 120 acolhidos em tarde de lazer e aprendizagem na Cidade Mais Infância
TEXTO: DEBORAH DUARTE
A alegria tomou conta da Cidade Mais Infância, no Centro de Eventos do Ceará, na última sexta-feira (31/10). Cerca de 120 crianças e adolescentes de oito unidades de acolhimento institucional participaram de uma programação especial promovida pela equipe do Núcleo da Infância e Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em comemoração ao Dia das Crianças.
Cores, formas e possibilidades de aprendizagem se misturaram em um espaço que convida à imaginação. A Cidade Mais Infância, exposição interativa pioneira no Brasil, é uma verdadeira cidade cenográfica, com mais de 7 mil m² e 34 espaços temáticos. Lá, as crianças puderam explorar ambientes como teatro, areninha, museus de artesanato e paleontologia, aeroporto, pista de corrida, além de “escolinhas” de gastronomia, trânsito e ensino infantil. O espaço foi pensado para despertar a curiosidade e permitir que os pequenos compreendam, de maneira lúdica, a dinâmica e as profissões de uma cidade real.
A programação contou com oficinas de customização, pizza, desenho, além de contação de histórias, apresentações de teatro infantil e de fantoches. Durante toda a tarde, também houve campeonatos de futebol e atividades esportivas, garantindo um dia repleto de diversão e integração.
De acordo com a defensora pública e supervisora do Nadij, Noêmia Landim, o momento foi pensado para fortalecer vínculos e oferecer novas experiências de convivência e aprendizado. “Mais do que um dia de lazer, essa ação é um gesto de afeto e cuidado. Queremos que essas crianças saibam que são vistas, acolhidas e valorizadas. Cada atividade foi pensada para estimular a criatividade e o protagonismo, mas também para lembrar que infância é tempo de brincar, sonhar e ser feliz. Com a parceria do Governo do Ceará, por meio desse equipamento, reafirmamos nosso  compromisso com a promoção de direitos, o acesso à cidadania e a construção de vivências positivas para cada criança e adolescente atendido”, destacou a defensora.
A iniciativa faz parte do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que busca promover atividades lúdicas, culturais e educativas junto às crianças e adolescentes acolhidos em Fortaleza. O projeto é uma das frentes de atuação do Nadij para fortalecer a convivência comunitária e o desenvolvimento integral das crianças que estão sob a proteção do Estado.
        

