Minha Escola Ensina Direitos: ação que aproxima a instituição dos jovens. Conheça o Atlas da Inovação em Comunicação Pública
O projeto Minha Escola Ensina Direitos, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará em parceria com o PreVio, leva temas complexos da área jurídica para dentro das escolas públicas de forma clara e acessível. A iniciativa transforma assuntos como direito do consumidor, igualdade de gênero, violência digital e cidadania em atividades práticas, rodas de conversa e produções criativas feitas pelos próprios estudantes, que finalizam um ano com a participação em um concurso de práticas. A iniciativa reforça a participação ativa e o protagonismo juvenil e a importância da comunicação pública e da educação em direitos.
Defensores públicos e equipes psicossociais conduzem os encontros com turmas do 6º ao 9º ano, utilizando exemplos do cotidiano dos jovens para explicar situações de abuso, direitos nas relações de consumo e caminhos de proteção. A proposta aproxima a Defensoria do ambiente escolar e fortalece a compreensão dos direitos na vida real dos estudantes. Todo o material didático foi preparado pela Secom da Defensoria, traduzindo estes conceitos. O projeto conquistou o 1º lugar na votação popular da 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania, promovida pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados.
Em 2024 e 2025, o projeto alcançou 520 alunos de 28 escolas públicas das cidades de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape e Crato. A diretora Jamile Moura, da Escola Fernanda Maria de Alencar Colares, destaca o impacto direto: após um encontro sobre importunação sexual, vários estudantes procuraram a escola para relatar situações e buscar orientação. Esse movimento envolveu também as famílias, mostrando como a educação em direitos tem efeito concreto na proteção das crianças e adolescentes.
A iniciativa concorre agora para integrar o Atlas da Inovação em Comunicação Pública porque transforma conhecimento jurídico em conteúdo compreensível para jovens, ampliando a participação social, fortalecendo direitos e prevenindo violências. Para saber mais sobre o Atlas, acesse o site oficial: https://www.oecd-opsi.org/atlas-public-communication
O convite é simples: conheça, participe e compartilhe ações que aproximam o poder público das pessoas.


