Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Novo defensor público é empossado e começa a atuar em Crateús na próxima terça-feira (25)

Novo defensor público é empossado e começa a atuar em Crateús na próxima terça-feira (25)

Publicado em
Texto: Bruno de Castro
Foto: ZeRosa Filho

Gabriel Ferreira Câmara é o mais novo defensor público do Ceará. Natural de Quixadá (CE), ele foi empossado nesta sexta-feira (21/11) durante sessão do Conselho Superior (Consup) da Defensoria Pública (DPCE). Vai atuar em Crateús, município do Sertão dos Inhamuns, já a partir da próxima terça-feira (25/11).

“Vou para a área criminal e já inicio com um júri popular. Sei do desafio, mas estou animado porque estou voltando pra casa”, revelou. Até ser convocado para o cargo, o novo membro da DPCE era defensor público do Amapá e atuava em Oiapoque, cidade com pouco mais de 26 mil habitantes localizada na divisa do Brasil com a Guiana Francesa.

A posse de hoje foi também como um presente de aniversário. Gabriel completou 34 anos no último dia 5 de novembro. “Até sermos aprovados no concurso e assumirmos o cargo, nós somos feitos de luta e abdicação por um futuro incerto. Mas essa luta não se encerra hoje. Ela vai atravessar minha vida inteira, porque sei que a Defensoria é um pequeno ponto de luz para evitar a escuridão completa na vida das pessoas mais vulnerabilizadas”, destacou ele no discurso de posse.

Para o defensor geral em exercício, Leandro Bessa, a chegada de Gabriel “é o início de uma travessia que une biografia pessoal e responsabilidade pública”. Ele enalteceu o papel exercido pela DPCE de ser ponte entre a necessidade das pessoas e o Direito. “Cada atendimento que fazemos é uma pedra colocada na construção de um país mais justo. Porque nossos assistidos carregam ausências e mundos inteiros, mas também nos chegam cheios de esperança. Nosso objetivo é a paz. Mas uma paz com voz”.

Representando o Consup, a defensora Sandra Moura de Sá deu as boas-vindas a Gabriel afirmando que a posse dele representa a continuidade de um projeto histórico de defesa dos direitos humanos que rompe barreiras e devolve dignidade aos mais vulnerabilizados. “Quanto mais forte a Defensoria, mais forte o exercício da cidadania. Nós defendemos causas, mas defendemos, sobretudo, pessoas”, ressaltou.

Já a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Kelviane Barros, pontuou ser a DPCE a mais jovem instituição do sistema de justiça e que isso faz de cada membro o que chamou de “guardião da instituição”. Na opinião dela, a posse de um(a) novo(a) defensor(a) renova o compromisso de todos(as) os(as) que já estão no cargo. “Vivemos grandes desafios. A missão é árdua, mas é também muito bonita”.

QUINQUAGÉSIMO PRIMEIRO
Com a posse de Gabriel Ferreira Câmara, a Defensoria Pública do Ceará chega a 378 membros. Ele passa a compor o grupo de 51 defensoras e defensores públicos(as) nomeados(as) e empossados(as) após serem aprovados(as) no oitavo concurso da carreira, realizado entre os anos de 2022 e 2023.

SERVIÇO
DEFENSORIA EM CRATEÚS
Endereço: rua Dr. Antônio Catunda, nº 559, no bairro São Vicente.
E-mail: crateus@defensoria.ce.def.br