
Agricultoras de Tamboril recebem atendimento da Defensoria a partir desta terça-feira (12/9)
Agricultoras da zona rural de Tamboril, na microrregião do Sertão de Crateús, terão como acessar os serviços da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). A Defensoria atenderá na Escola Estadual de Ensino Profissional Antônio Mota Filho, para orientar juridicamente a mulher do campo e a população em geral durante os dias 12, 13 e 14 de setembro.
A força-tarefa faz parte da programação do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, organizado pela coordenação estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, pelo Incra no Ceará e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA). O objetivo é facilitar o acesso de trabalhadoras rurais a documentos importantes para a cidadania, de forma gratuita e perto da moradia delas, ao mobilizar governo, sociedade civil e movimentos sociais.
Além do atendimento de um (a) defensor (a), a população poderá emitir a 1ª e a 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a declaração para certidão de nascimento e casamento. O público poderá ainda consultar programas sociais (NIS e CadÚnico) e receber orientações sobre serviços específicos para agricultores familiares e assentados (CAF, CCU e outros). Serviços de saúde, beleza e assistência social também serão disponibilizados ao público.
Responsável pela coordenação das Defensorias no Interior, a defensora pública Sheila Falconeri explica que a população poderá dar entrada a diferentes ações judiciais durante o mutirão, como pensão alimentícia, divórcio, saúde, usucapião, retificação de documentos, emissão de certidões. Demandas nas quais as partes estejam em comum acordo também serão recebidas e poderão ser solucionadas extrajudicialmente (sem a necessidade de um processo) no atendimento com defensor público.
Tamboril é o segundo município contemplado pelo Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. No início deste mês, a ação chegou a Icó e garantiu o acesso a direitos a toda comunidade rural da região. O terceiro destino do mutirão já está marcado e será Itapipoca, na Região Norte do Ceará.
A aproximação com comunidades de localidades distantes de grandes centros populacionais é parte da agenda do projeto Defensoria em Movimento, que desloca defensores públicos para áreas de fácil acesso à população-alvo. “Cada ação que realizamos com o projeto é uma oportunidade para nos aproximarmos da população e assim facilitar a chegada das pessoas até nós, defensores públicos. A missão deste projeto está justamente em ultrapassar os gabinetes e termos uma escuta próxima, fortalecendo os serviços da Defensoria nas mais diversas localidades”, afirma a defensora pública Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional da DPCE.
SERVIÇO
Defensoria atende no 2º Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural
QUANDO: dias 12, 13 e 14 de setembro (terça a quinta-feira)
ONDE: Escola Estadual de Ensino Profissional Antônio Mota Filho (Av. Franklin Cavalcante, S/N – Monte Castelo, Tamboril)
Atendimento por ordem de chegada