
Assembleia aprova o nome de Sâmia Farias como nova defensora pública geral do Ceará
O Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (08.11), o nome da defensora pública Sâmia Farias para o cargo de defensora pública geral do Estado do Ceará para o biênio 2024-2025. Foram 34 votos dos parlamentares estaduais a favor da nomeação.
Na terça- feira, seguindo o rito constitucional, o nome de Sâmia também foi aprovado por unanimidade, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Ceará, após uma sabatina realizada pelos deputados estaduais. Na eleição interna da Defensoria Pública do Ceará, Sâmia recebeu 69% dos votos e a indicação do governador Elmano de Freitas para estar à frente da instituição.
Ao anunciar o resultado, o deputado Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, parabenizou a defensora pelo novo cargo e ressaltou o trabalho realizado pela atual defensora pública geral, Elisabeth Chagas, que fica no cargo até o próximo dia 30. “Quero parabenizar à Sâmia pela indicação e resultados obtidos, sem esquecer do brilhante trabalho desenvolvido pela doutora Elisabeth Chagas à frente da Defensoria e que vocês possam dar continuidade a esse trabalho, contando com a Assembleia Legislativa para que possamos juntos fazer um ceará cada vez melhor e menos desigual”, salientou.
No final da sessão especial, Sâmia falou sobre os desafios e prioridades da sua gestão à frente da Defensoria Pública do Estado do Ceará. “Estou muito entusiasmada para este novo desafio. Um cargo dotado de muita responsabilidade, porque é a gestão de uma instituição que olha verdadeiramente para o povo. Ela que olha para onde realmente está a população mais carente do estado, para que se garanta acesso à justiça a todo cidadão, a toda cidadã que necessite de defensores públicos. Esse é o maior objetivo, é a maior meta, estar presente em todas as comarcas, interiorizar a Defensoria para que realmente cada pessoa que necessite de seus direitos possa fazer por meio da Defensoria Pública”, destacou a defensora.
Durante os encaminhamentos para a votação, o deputado Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, colocou o mandato à disposição da Defensoria Pública. “Quero desejar muito sucesso à Sâmia e ao Leandro Bessa, e a todo corpo defensorial e dizer que a defesa dos direitos humanos , das garantias individuais e profissionais são fundamentais para uma Defensoria forte, universalizada e capilarizada em todo o estado. Quero cumprimentar os futuros gestores e dizer que a Comissão e esta casa legislativa estão à disposição do acesso à justiça”, ressaltou o parlamentar.
Quem também parabenizou a nova defensora, foi o deputado Missias Dias, assentado da reforma agrária e integrante do Movimento dos Sem Terra (MST). “O mais importante que eu considero, é saber que hoje, na Defensoria Pública do Ceará, continua uma pessoa comprometida com os seus ideais, que é defender aqueles e aquelas que mais precisam, principalmente os invisibilizados, os injustiçados, aqueles que esperam do Estado, algo que seja concreto para melhorar a vida, a sua realidade. Então eu queria parabenizar, primeiro pela vitória porque você representa a vontade dos defensores e defensoras, mas também representa a vontade do povo mais sofrido e mais pobre do Estado do Ceará”, disse o deputado.