Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Autoridades enaltecem recondução de Sâmia Farias ao cargo de defensora geral 

Publicado em

Prestigiada por autoridades, a solenidade de recondução de Sâmia Costa Farias ao cargo de defensora pública geral do Ceará, realizada nesta quarta-feira (17/12), reafirmou o peso político e institucional da Defensoria Pública no sistema de justiça cearense. Os pronunciamentos destacaram não apenas a trajetória da defensora à frente da instituição, mas também o papel estratégico das Defensoria para a democracia e na garantia de direitos.

Confira abaixo os depoimentos:

“Eu olhando para aquela galeria de defensores públicos gerais vejo apenas um homem e novamente com a recondução da nossa querida Samia Farias é motivo de regozijo, é motivo de muita alegria. Ela fez um grande trabalho, ela percorreu as atribuições institucionais de uma forma extremamente elegante, ela foi muito importante nesses dois anos e por que não ser reconduzida? Portanto, o Estado merece uma gestora como a Samia, o Estado merece uma Defensoria forte como está sendo a Defensoria do Estado do Ceará. Parabéns Sâmia, nós, cearenses, esperamos um mandato que flua com muita alegria, com muita atividade mesmo. E a Defensoria sempre ao lado daqueles que necessitam realmente de justiça. Parabéns!” Socorro França – secretária dos Direitos Humanos do Ceará 

 

“Em primeiro lugar, reconhecer a importância, o valor inestimável da instituição da Defensoria Pública para a sociedade cearense, e em particular para as pessoas mais vulneráveis, mais necessitadas de uma intervenção, de um acolhimento do Poder Judiciário através da instituição que é essencial para isso que é a Defensoria Pública. Reconhecer também o valor, o trabalho desenvolvido pela doutora Sâmia e por sua equipe que está à frente da Defensoria Geral. Essa recondução é fruto desse trabalho, o reconhecimento do mérito que vem sendo feito, dos avanços da evolução da Defensoria que atinge e acolhe uma parcela significativa da sociedade. Desejar a gestão que se renova, uma continuidade do que tem sido feito e sucesso por esses dois anos que estão adiante. Com muitos obstáculos, é claro, existem limitações orçamentárias de cunho material, mas a Defensoria tem sabido crescer, evoluir e ter uma comunicação direta com a sociedade, acolhendo-a e canalizando a defesa de seus direitos, suas garantias individuais e coletivas. Parabenizar a instituição por esse momento, que é um momento único de renovação e de reafirmação daqueles princípios que norteiam a instituição”  Heráclito Vieira (TJCE)

“Nós estamos aqui hoje na recondução da doutora Samia, momento importante para a instituição de continuidade de um trabalho, de uma recondução. Que ela possa continuar fazendo esse trabalho de fortalecimento da instituição, fortalecimento da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Então, por mais dois anos a instituição vai continuar crescendo para poder defender as pessoas mais necessitadas do nosso Estado. Esse é o papel da Defensoria, junto ao Ministério Público, instituições irmãs, que se fortalecem para poder prestar um serviço melhor à sociedade e melhorar a condição do cidadão cearense”.  Haley de Carvalho (MPCE)

“Bem, estou aqui no Ceará, sou defensor-geral do Amazonas, retribuindo em primeiro lugar uma gentileza, porque na minha posse a doutora Samia, que era defensor-geral do Ceará, esteve presente, representando o Condege, fez o discurso. Então, eu estou pagando uma dívida e voltando aqui para prestigiar esse momento, que é muito importante para a Defensoria do Ceará, porque pelo Condege, o nosso colegiado, nós temos acompanhado a evolução da Defensoria do Ceará, a importância que a Defensoria do Ceará tem recebido no cenário nacional, e isso tem relação direta com a gestão da Samia, e a gente está aqui justamente para prestigiar esse momento e torcer para que ela tenha mais uma dupla jornada, mais dois anos de muito sucesso e de fortalecimento da Defensoria no estado do Ceará e no Brasil”. Rafael Barbosa (defensor geral Amazonas)

 

“Para a gente é uma honra estar aqui nesse momento, porque é a posse de uma grande gestora. A doutora Samia, como nós sabemos, já geriu por esses últimos dois anos a Defensoria Pública do Estado do Ceará e geriu com muita empatia. É uma conhecedora dos princípios que regem a Defensoria Pública. Então, a gente espera que, nesses dois anos, ela possa continuar o seu grande trabalho buscando assegurar justiça social à população cearense”. Clistenes Gadelha (defensor geral RN)

 

“A Defensoria Pública da União do Ceará está bem feliz em poder estar aqui prestigiando a posse e a recondução de Samia Farias, uma querida amiga. Conhecemos já há muito tempo o compromisso, a seriedade e o trato com a coisa pública. Esta recondução representa,  coroa um primeiro mandato repleto de êxitos, levando a assistência jurídica, levando a acessar a justiça por onde pode, a DPE sempre fazendo a diferença na vida das populações. Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, sempre emanadas em levar o melhor acesso à justiça possível aos nossos cidadãos e cidadãs. Sucesso, Samia, que tudo ocorra bem no seu próximo biênio” Carlos Educado Paz (DPU) 

“É uma honra e uma alegria estarmos hoje na recondução da querida Samia. A Ordem dos Advogados do Brasil é co-irmã da Defensoria e temos trabalhado muito o olhar social e o incremento de novas políticas de mãos dadas com a sociedade, o que fez e vai fazer toda a diferença nessa condução da estrada da Defensoria Pública Geral. Desejamos muito sucesso, sempre com OAB e Defensoria de mãos dadas”. Christiane Leitão – presidente da OAB Ceará (OAB-CE) 

“Há trajetórias que não se medem por cargos, mas pelo impacto que causam na vida das pessoas. A história da defensora Sâmia Farias é uma dessas, feita de presença, de escuta, de coragem. Uma caminhada que mostra na prática que justiça se constrói com empatia e compromisso, passo a passo, ombro a ombro, junto do povo que mais precisa ser ouvido. Sâmia conhece a Defensoria de perto, dos corredores das comarcas do interior, da complexidade das grandes pautas institucionais e é dessa vivência plural que nasce uma gestora que fala com o coração, uma liderança que não se acomoda, que acredita na força do diálogo, na beleza das conquistas coletivas. Reconduzir Sâmia é reafirmar o compromisso de uma defensoria viva, que escuta, que acolhe, que propõe e que transforma. É dizer sim à continuidade de um trabalho que fez da empatia uma diretriz de sua gestão e da inovação uma marca institucional. Por isso, essa solenidade é, antes de tudo, um ato de confiança em uma mulher que representa o melhor da Defensoria Pública, o compromisso diário com a população mais vulnerabilizada. A confiança em uma liderança que não tem medo de sonhar alto, mas que sabe que os grandes sonhos se constroem com os pés firmes no chão da realidade.

Essa corrida é feita de passos firmes e também de mãos dadas porque o verdadeiro sentido da vitória institucional está em cada pessoa atendida, em cada direito garantido,em cada vida transformada. E é justamente esse espírito de caminhar junto, de construir juntos que o Condege tem buscado fortalecer em todo o país.  A cada nova gestão comprometida com o diálogo e a inovação, como a que Samia representa aqui no Ceará, o Condege se renova também, firmando o propósito de uma defensoria pública forte, independente, articulada em rede e que transforma a realidade de norte a sul de nosso país.

Que venham novos desafios, novos horizontes, novas conquistas e que vocês sigam juntos porque quando a Defensoria avança, o Ceará inteiro avança com ela. Porque a Defensoria está diariamente atendendo a milhares de pessoas que precisam da presença do estado”. Luziane Ribeiropresidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege)