
Câmara Municipal de Fortaleza realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia da Defensora e do Defensor Público
TEXTO: DEBORAH DUARTE
FOTOS: ZÉ ROSA FILHO
A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu, na tarde desta segunda-feira (2), uma sessão solene em reconhecimento ao papel fundamental da Defensoria Pública na promoção da justiça e na defesa dos direitos da população em situação de vulnerabilidade. A solenidade ocorreu no Plenário Fausto Arruda e foi proposta pela vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), por meio do requerimento nº 2358/2025, em alusão ao Dia da Defensora e do Defensor Público, celebrado em 19 de maio.
Durante a cerimônia, a parlamentar destacou a importância da Defensoria como porta de entrada para o sistema de justiça, ressaltando o compromisso das defensoras e dos defensores com o acolhimento, a escuta qualificada e a orientação jurídica acessível para quem mais precisa. “Hoje, a gente celebra a Defensoria Pública a partir de quem faz a Defensoria no dia a dia, que são os defensores públicos que atendem as pessoas vulnerabilizadas e garantem o direito pleno e o acesso à justiça, algo muito caro para nós que estamos aqui na Câmara, legislando no dia a dia. É um direito”, afirmou a vereadora, que também preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa.
Adriana Gerônimo também compartilhou sua relação de proximidade com a instituição. “Acompanhei de perto o crescimento da Defensoria e me encantei com sua capacidade de transformar realidades. Projetos como o Transforma mostram como é possível promover cidadania e dignidade, especialmente para a população trans, garantindo direitos básicos e acesso efetivo às políticas públicas”, destacou.
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Sâmia Farias, uma das homenageadas, reforçou o compromisso da instituição em oferecer atendimento qualificado e gratuito à população. “A Defensoria está de portas abertas para todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, seja por razões econômicas, sociais ou pessoais. Estamos em constante processo de fortalecimento e estruturação para garantir um acesso pleno e digno à justiça. Esta homenagem é um reconhecimento e, acima de tudo, uma reafirmação do nosso compromisso coletivo com quem mais precisa. A Defensoria é esse lugar onde o impossível se torna urgência e onde a escuta se transforma em ação. Que a gente nunca perca o encantamento pela missão que nos trouxe até aqui”, declarou.
Representando os defensores e defensoras homenageados na ocasião, Rayssa Cristina Santiago dos Santos — integrante da primeira turma de cotistas negros da Defensoria Pública do Ceará — agradeceu o reconhecimento da Câmara. “Esse momento é muito simbólico. Estar aqui, nesse espaço de representação popular, sendo valorizada pelo trabalho que fazemos junto à população vulnerável, reforça a importância de seguirmos lutando por mais justiça e igualdade”, afirmou.
Defensoras e Defensores Públicos homenageados na sessão:
Sâmia Costa Farias
Leandro Sousa Bessa
Sandra Dond
Denise Sousa Castelo
Flávia Maria de Andrade Lima
Raúl de Sousa Neves
Mariana Lobo Botelho de Albuquerque
Elizabeth das Chagas Sousa
Gina Kerly Pontes Moura
Renata Peixoto do Amaral Botelho Silva
Francisco de Assis Carvalho Junior
Rayssa Cristina Santiago dos Santos
Mônica Maria de Paula Barroso
Michele Cândido Camelo
Luiza Nívea Dias Pessoa
Camila Vieira Nunes Moura
Amélia Soares da Rocha
Lia Cordeiro Felismino