Cem pessoas são atendidas no primeiro dia da Defensoria em Movimento no Henrique Jorge; ação vai até esta quinta (16)
O primeiro dia de triagem da Defensoria em Movimento no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, registrou 100 atendimentos somente na tarde desta terça-feira (14/2). O projeto descentraliza a atuação da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) com a ida de uma carreta de serviços a locais nos quais a instituição não tem sede própria ou são de difícil acesso. Assim, o acesso à justiça dessas populações é garantido.
Foi o que buscou dona Josélia Dias Rodrigues, de 38 anos. Separada do companheiro com quem teve dois filhos, ela soube da prestação de serviços pelo Instagram e foi à praça Dom Bosco para dar entrada num pedido de divórcio. Ela adiava desde 2020 o ingresso na ação. Agora, com a Defensoria em Movimento levando o serviço pra pertinho de casa, não perdeu tempo.
Dona Josélia foi uma das primeiras atendidas e ainda solucionou a demanda de uma amiga, acamada e que precisava fazer uma consulta processual. “A gente não resolve logo porque às vezes é longe e tem o tempo também, né, que é curto. Mas já liguei pra ele [ex-marido] e tá tudo certo. Na quinta, finalmente, vou resolver minha vida. O atendimento foi ótimo”, testemunha.
Nesta quarta-feira (15/2), a triagem vai continuar. A exemplo do primeiro dia, os trabalhos acontecerão das 13 horas às 17 horas e consistirá na prestação de orientações e apresentação de documentos para o agendamento de audiência com o/a defensor(a), que acontecerá na quinta-feira (16/2), com horário marcado, para dar entrada no processo.
Além do divórcio, buscado hoje por dona Josélia, é possível dar entrada em diversos outros tipos de ação judicial: pagamento de pensão alimentícia, revisão do valor da pensão alimentícia, usucapião, direito do consumidor, herança, reconhecimento de paternidade, mudança de nome em documento oficial etc. Há também a possibilidade de solucionar a questão de forma extrajudicial (ou seja: por acordo entre as partes).
“A gente sai dos nossos gabinetes para atender à população mais próxima da sua casa. Então, quem tem qualquer dúvida ou demanda para dar entrada, basta vir até o caminhão que a gente dá a orientação e presta a assistência jurídica necessária para cada caso”, explicou a subdefensora geral do Ceará Sâmia Farias.
SERVIÇO
DEFENSORIA EM MOVIMENTO
ONDE: praça Dom Bosco (rua Maceió, nº 105), no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.
QUANDO: 14 e 15, de 13h às 17, e 16 de fevereiro, de 8h às 12h.

