CJR reúne-se com Polícia Civil para traçar ações de enfoque restaurativo nas atividades policiais
O Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria Pública do Estado (CJR) se reuniu nesta quarta-feira (20), em reunião virtual, com a Polícia Civil e a Terre des Hommes, para tratar sobre parcerias a fim de possibilitar o fortalecimento de vínculos interinstitucional, bem como a construção de projeto a respeito da Justiça Restaurativa.
A oferta de curso de formação com cunho restaurativo aos policiais, além da formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre Defensoria Pública, Polícia Civil e Terre des Hommes estiveram na pauta de encaminhamentos.
A defensora pública e coordenadora do CJR, Érica Albuquerque, explicou a necessidade de fortalecer o enfoque restaurativo junto aos profissionais. “Sabemos que só é fortalecido aquilo que é debatido, apresentado e é exatamente por isso, que sempre buscamos estreitar nosso diálogo. Desde o início das atividades do CJR contamos com o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia da Criança e do Adolescente – DCA, o que é essencial para o êxito em nossas atividades. Tão logo estaremos formalizando essa parceria”, destacou.
Ainda segundo a defensora, a capacitação contribuirá para um acesso à justiça restaurativa, pacificação social e prevenção da violência. “Avalio que oportunizar essa vivência para os policiais é ímpar, pois contribuirá para que eles busquem ter em suas atividades um olhar diferenciado, que rompa a ideia de que somente o sistema retributivo seja resolutivo, prezando assim pelo enfoque restaurativo na atuação policial, bem como a cristalização de procedimentos restaurativos na DCA”, contextualizou.
O encontro foi fruto de uma visita realizada em agosto deste ano ao Departamento de Proteção a Grupos de Vulneráveis (DPGV) e ao Departamento de Proteção ao Estudante (DIPRE), para construção no campo da Justiça Restaurativa voltada para cultura de paz.
Estiveram presentes os delegados Otávio Coutinho, Ana Paula Barroso, Nartan da Costa Andrade e Rodrigo Vasconcelos, o defensor público do Núcleo de Atendimento a Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei (Nuaja), Francisco Rubens de Lima Júnior, o presidente de Terre des Hommes do Brasil, Renato Pedrosa, o consultor em Justiça Restaurativa – TDH, Carlos Melo e a facilitadora de práticas restaurativas do CJR, Jeane Freitas.
Seminário – Nessa na quinta-feira (21), o CJR participou do II Seminário de Socioeducação do Maranhão, que trouxe o tema “Realidade e perspectivas contemporâneas para o atendimento socioeducativo”. O momento é uma realização da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão, em conjunto com a Universidade Federal do Maranhão. Na ocasião, o CJR apresentou um relato de experiência desenvolvido em parceria com o Instituto Terre des Hommes (TDH), intitulado: “Práticas Restaurativas no Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará”.


