Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

CLIC é selecionado para o CoLabs 2025 e consolida protagonismo de inovação pública entre as Defensorias brasileiras

CLIC é selecionado para o CoLabs 2025 e consolida protagonismo de inovação pública entre as Defensorias brasileiras

Publicado em
Texto: Ana Paula Lopes
Ilustração: Diogo Braga 

O Laboratório de Inovação (CLIC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará foi selecionado com o projeto “Acompanhar é um Direito – A justiça começa quando você pode se informar”, entre 51 inscritos, para o Programa CoLabs 2025. A ação é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), e visa acelerar e mentorar equipes de inovação no desenvolvimento de competências e capacidades para lidar com problemas públicos complexos por meio da prática da inovação.

No total, 20 equipes foram selecionadas e receberão apoio metodológico do Gnova Lab durante uma jornada de aproximadamente 12 meses.  Recentemente, o CLIC integrou ainda a 3ª edição do Programa Nacional I.LAB – Aceleração Aberta de Laboratórios de Inovação no Setor Público, do Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo da Universidade de Brasília (LineGovUnB). Em ambos, é o único laboratório de Defensorias selecionado para os programas, entre outras instituições de ponta.

A participação nos dois principais programas de aceleração em inovação voltados ao setor público no Brasil marca um momento de fortalecimento e desenvolvimento do potencial do setor interno da DPCE.

A defensora pública e assessora de Inovação, Ana Raísa Cambraia, destaca a importância de mais essa conquista. “Estamos muito felizes por viver este momento e por colocar o CLIC entre os protagonistas da inovação pública no Brasil. Acreditamos que, para promover mudanças reais na forma como a Defensoria atua, é fundamental investir em experiências que fortaleçam nossas capacidades técnicas e ampliem nosso impacto. Estamos construindo esse caminho com parceiros de referência, com o objetivo de implementar soluções sólidas, seguras e efetivas para os desafios já identificados. Estamos plantando agora com responsabilidade e excelência para colher, em breve, frutos importantes para a instituição e nossos usuários”, comemora Ana Raísa.

 A jornada CoLabs inclui desde atividades de gestão para aceleração dos times, entendimento e recorte do problema e testes de potenciais soluções, até o acompanhamento dos desdobramentos das ações e projetos desenvolvidos. Durante o período serão trabalhados três módulos com os temas: Gestão para Aceleração de Equipes de Inovação, Metodologias de Inovação e Mentoria, além da disponibilização de conteúdo em EaD, realização de roteiros, entrevistas, pesquisa com usuário, idas a campo, elaboração de protótipo para desenvolvimento dos seus projetos de inovação.

O objetivo do programa é experimentar novas formas de pensar soluções para problemas públicos e apoiar as equipes no desenvolvimento de competências de inovação.