Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

CLIC representa Defensorias em programa de aceleração da Universidade de Brasília

CLIC representa Defensorias em programa de aceleração da Universidade de Brasília

Publicado em
Texto e foto: Ana Paula Lopes

O Laboratório de Inovação (CLIC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará foi o único entre as Defensorias do País selecionado para integrar a 3ª edição do Programa Nacional I.LAB – Aceleração Aberta de Laboratórios de Inovação no Setor Público. A iniciativa, coordenada pelo Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo da Universidade de Brasília (LineGovUnB), terá início nesta sexta-feira (6). O CLIC é o único laboratório de Defensorias selecionado para o programa, entre outras instituições de ponta.

A programação prevê oito encontros virtuais voltados à formação, troca de experiências e desenvolvimento de soluções práticas para desafios enfrentados pela administração pública. O foco é impulsionar uma cultura de inovação aberta e colaborativa entre instituições públicas de diferentes esferas e regiões do Brasil.

Para a assessora de Inovação da DPCE, Ana Raísa Cambraia, a participação no programa representa um avanço importante no processo de fortalecimento institucional. “Teremos a oportunidade de vivenciar uma jornada de aceleração e de conexão com profissionais de inovação de diversos cenários, um passo importante para o nosso desenvolvimento. Integrar esse projeto atesta que estamos no caminho certo, e, mais do que isso, é uma oportunidade concreta de aprender, trocar e cocriar soluções que façam sentido para as pessoas que mais precisam da Defensoria. A inovação no setor público vem sendo continuamente ampliada e a Defensoria tem buscado consolidar e aperfeiçoar essa prática em sua atuação”, afirmou.

Ao fim do programa, cada laboratório deverá produzir um artigo técnico-científico, que integrará uma publicação coletiva organizada pela Universidade de Brasília, em coautoria com os demais participantes.

Entre os temas abordados ao longo do percurso estão: liderança transformadora, governança e estratégia, gestão de equipes de inovação, melhoria de serviços públicos, gestão de tecnologias e estruturação de ecossistemas de inovação.

Além do CLIC, participam desta edição laboratórios de inovação de instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Petrobras, o Governo da Bahia, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e o Governo de Mato Grosso, entre outros.