
CLIC representa Defensorias em programa de aceleração da Universidade de Brasília
Texto e foto: Ana Paula Lopes
O Laboratório de Inovação (CLIC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará foi o único entre as Defensorias do País selecionado para integrar a 3ª edição do Programa Nacional I.LAB – Aceleração Aberta de Laboratórios de Inovação no Setor Público. A iniciativa, coordenada pelo Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo da Universidade de Brasília (LineGovUnB), terá início nesta sexta-feira (6). O CLIC é o único laboratório de Defensorias selecionado para o programa, entre outras instituições de ponta.
A programação prevê oito encontros virtuais voltados à formação, troca de experiências e desenvolvimento de soluções práticas para desafios enfrentados pela administração pública. O foco é impulsionar uma cultura de inovação aberta e colaborativa entre instituições públicas de diferentes esferas e regiões do Brasil.
Para a assessora de Inovação da DPCE, Ana Raísa Cambraia, a participação no programa representa um avanço importante no processo de fortalecimento institucional. “Teremos a oportunidade de vivenciar uma jornada de aceleração e de conexão com profissionais de inovação de diversos cenários, um passo importante para o nosso desenvolvimento. Integrar esse projeto atesta que estamos no caminho certo, e, mais do que isso, é uma oportunidade concreta de aprender, trocar e cocriar soluções que façam sentido para as pessoas que mais precisam da Defensoria. A inovação no setor público vem sendo continuamente ampliada e a Defensoria tem buscado consolidar e aperfeiçoar essa prática em sua atuação”, afirmou.
Ao fim do programa, cada laboratório deverá produzir um artigo técnico-científico, que integrará uma publicação coletiva organizada pela Universidade de Brasília, em coautoria com os demais participantes.
Entre os temas abordados ao longo do percurso estão: liderança transformadora, governança e estratégia, gestão de equipes de inovação, melhoria de serviços públicos, gestão de tecnologias e estruturação de ecossistemas de inovação.
Além do CLIC, participam desta edição laboratórios de inovação de instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Petrobras, o Governo da Bahia, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e o Governo de Mato Grosso, entre outros.