Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria atua para auxiliar candidatos ao concurso de soldado da PMCE

Defensoria atua para auxiliar candidatos ao concurso de soldado da PMCE

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) e a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), após reunião realizada na tarde desta sexta-feira, dia 07 de janeiro de 2022, acordaram com a banca organizadora do concurso para soldado da PMCE, Fundação Getúlio Vargas (FGV), que a organizadora do certame irá convocar mais candidatos cotistas. Os candidatos autodeclarados negros serão convocados, a fim de serem heteroidentificados, visando obedecer de forma completa ao disposto no item 9.7 do Edital do Concurso para provimento ao cargo de Soldado PMCE/2021, e ao §3º, art. 1º, da Lei de Reserva de vagas para Negros (Lei Estadual nº 17.432/2021).

A reunião contou com a presença das defensoras Renata Peixoto, subcoordenadora das Defensorias do Interior e Mariana Lobo, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria, do Comandante Geral da Polícia Militar, Francisco Márcio de Oliveira e do secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges e objetivou resolver de forma extrajudicial o entrave, com vistas a não prejudicar candidatos e dando celeridade à questão.

A Defensoria adentrou na questão após receber nesta quinta-feira (06) uma comissão de candidatos ao concurso que se diziam prejudicados por não figurarem na lista de cotista , dentro do percentual previsto no edital, para a próxima fase do concurso. A solução extrajudicial proposta restabelece os direitos destes candidatos sem necessidade de levar à justiça, o que poderia atrasar ou prejudicar o certame.