
Conheça as escolas vencedoras do concurso “Minha Escola Ensina Direitos”; prêmios serão entregues em 18/12
Texto: Bruno de Castro
Ilustração: Valdir Marte
Estão definidas as escolas públicas de Maranguape, Fortaleza e Itapipoca vencedoras do I Concurso Minha Escola Ensina Direitos, promovido pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE) para marcar a conclusão da primeira etapa do programa da instituição voltado à educação em direitos em unidades de ensino municipais.
Na categoria Podcast, o projeto da EMTI José Carvalho (Fortaleza) ficou em primeiro lugar, seguida da EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza). O terceiro lugar foi da EMEF Zilda de Barros de Medeiros (Maranguape).
Na categoria Texto, o primeiro lugar foi da EMTI José de Carvalho (Fortaleza); o segundo, da EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza); e o terceiro ficou com a EMEF Prof. Maria Eugênia de Oliveira (Maranguape).
Na categoria Desenho, venceu a EEB José Lins de Albuquerque (Itapipoca). A segunda colocação ficou com a EEFM de Direitos Humanos (Maranguape). Já o terceiro lugar foi para a EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza).
Na categoria Campanha, a EMTI Professor Antônio Girão Barroso (Fortaleza) ocupou as três posições.
Por fim, na categoria Vídeo, a EMEF João Cirino (Maranguape) ficou em primeiro lugar. O segundo lugar foi da EMTI José Carvalho (Fortaleza) e o terceiro lugar foi da EEFM de Direitos Humanos (Maranguape).
Ao todo, portanto, sete escolas figuram nas 15 posições do concurso. Concorriam 110 trabalhos de 14 unidades de ensino das três cidades. Isso faz de Maranguape o município com maior índice de produtividade: das cinco unidades participantes, quatro serão premiadas (80%). Das cinco de Fortaleza, duas receberão prêmios (40%). E, das quatro de Itapipoca, uma será agraciada (25%).
O anúncio dos(as) alunos(as) vencedores(as) das escolas será feito no próximo dia 18/12, em solenidade na sede da DPCE em Fortaleza.
O CONCURSO
O I Concurso Minha Escola Ensina Direitos é fruto de parceria entre a Defensoria Pública do Ceará e o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PreVio), com patrocínio do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus).
Com o tema “A Defensoria e a Defesa dos Direitos”, o concurso incentivou jovens a explorarem temas de cidadania e direitos humanos por meio de produções criativas que destacam o papel da DPCE na construção de uma sociedade mais justa.
Os trabalhos foram analisados por uma comissão composta por um defensor público, um representante do Governo do Estado do Ceará e um membro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Defensoria Pública. Os critérios de avaliação incluíram originalidade, criatividade, clareza, linguagem simples, relevância, qualidade técnica e impacto social.
O PROGRAMA
O programa “Minha Escola Ensina Direitos” iniciou em março deste ano e tem o objetivo de capacitar líderes estudantis sobre direitos, fazendo deles multiplicadores dessas informações. A cada mês, defensoras e defensores ministram palestras para turmas de até vinte alunos sobre temas como bullying, direitos da infância, violência doméstica, direitos humanos, segurança pública e cidadania.
SERVIÇO
ANÚNCIO DE VENCEDORES DO I CONCURSO MINHA ESCOLA ENSINA DIREITOS
QUANDO: 18 de dezembro, a partir das 9 horas.
ONDE: sede da DPCE (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza)