Consup empossa a 52ª defensora pública do 8º concurso
TEXTO: JULIANA BOMFIM
FOTO: ZÉROSA
“Que importa que ao chegar eu nem pareça pássaro. Que importa que ao chegar eu venha me arrebentando, caindo aos pedaços, sem aprumo e sem beleza. Fundamental é cumprir a missão e cumpri-la até o fim.” Foi com as palavras de Dom Hélder Câmara que Valquíria Maria Novaes Menezes Fraemam iniciou seu discurso como a nova defensora pública do Ceará. A solenidade de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.
Participaram da cerimônia a defensora pública geral, Sâmia Farias; o subdefensor geral, Leandro Bessa; a corregedora-geral, Sandra Dond; o conselheiro eleito Ricardo Batista; as conselheiras eleitas Sheila Falconeri e Sandra Sá; além da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Ceará (Adpec), Kelviane Barros.
Pernambucana, Valquíria inicia sua atuação como defensora na comarca de Crateús. “Cheguei para cumprir a missão. Coloco-me a serviço do povo cearense e desta instituição à qual muito me honra pertencer a partir de hoje. Quando o sistema falha, entra em cena a Defensoria, devolvendo dignidade a partir do mais essencial, que é o direito à voz e à defesa. É um privilégio colocar todas as minhas forças em favor das pessoas invisibilizadas pela sociedade e, muitas vezes, pelo próprio direito”, destaca.
Com a posse de Valquíria, já são 52 defensores e defensoras públicas empossados(as) do 8º concurso para membros da DPCE, reforçando a atuação da instituição e ampliando o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Para dar as boas-vindas, a defensora pública geral, Sâmia Farias, recorreu a um poema do pernambucano Manuel Bandeira. “Vou pegar emprestadas as palavras de um poeta de Recife, Manuel Bandeira, que diz: ‘quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples’. Desejo que você viva, na Defensoria, as coisas simples do dia a dia dos nossos assistidos e de tudo o que eles trazem para a nossa vida. Seja muito bem-vinda ao Ceará e ao nosso time defensorial. Que possamos, cada vez mais, levar cidadania e acesso à justiça a toda a população cearense”, afirma.










