Consup tem nova composição para o biênio 2026–2027; quatro membros foram eleitos nesta sexta-feira (06)
TEXTO: JULIANA BOMFIM
FOTO: ZÉROSA FILHO
Defensores e defensoras públicas elegeram, nesta sexta-feira (06), os membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE). Muniz Freire (256 votos), Sheila Falconeri (189 votos), Emmanuel Leal (156 votos) e Ramylle Holanda (152 votos) foram eleitos para compor no biênio 2026–2027. A votação ocorreu das 9 às 15h, nas cidades de Fortaleza, Crato e Sobral.
Eleitos pela maioria dos seus pares, Muniz Freire, Sheila Falconeri, Emmanuel Leal e Ramylle Holanda passam a integrar o colegiado ao lado da defensora pública geral do Estado e presidente do Consup, Sâmia Farias, do subdefensor público geral, Leandro Bessa, da corregedora geral, Patrícia de Sá Leitão e Leão. Compõem ainda o Consup a ouvidora geral externa da DPCE, Joyce Ramos, e a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), Kelviane Barros.
O Conselho Superior da Defensoria Pública é um órgão da Administração Superior da DPCE e exerce funções consultivas e normativas, sendo responsável por deliberar sobre matérias estratégicas da instituição. As Sessões Ordinárias do Consup ocorrem nas primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês.
A eleição para o Consup acontece a cada dois anos, por meio de voto direto de defensoras e defensores públicos. Além dos conselheiros e conselheiras eleitos, também concorreram este ano, os defensores Adriano Leitinho Campos e Jorge Bheron e as defensoras Ana Carolina Gondim, Flávia Maria de Andrade Lima e Rozane Magalhães.
