
Convênio possibilita a ampliação das atividades do Nusol em Sobral
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) assinou um convênio com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) na manhã desta sexta (25) para ampliação das atividades do Núcleo de Soluções Extrajudiciais de Conflitos (Nusol), em Sobral. Com o termo, a Defensoria desloca o funcionamento das conciliações e mediações para a UVA, em área central da cidade, facilitando o deslocamento da população ao local e o intercâmbio entre defensores e estudantes interessados nesta modalidade de composição de conflitos.
A assinatura foi feita na sede da Defensoria Geral, em Fortaleza, pela subdefensora geral Samia Farias e pela reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque. Estiveram presentes ainda o coordenador do curso de Direito da universidade, Flavio Leite Pinheiro, a coordenadora das Defensorias do Interior, Sheila Falconeri, a subcoordenadora das Defensorias do Interior, Renata Peixoto e a assessora do Núcleo de Estágio, Camila Vieira.
Pelo projeto, as práticas de conciliação e mediação serão realizadas na sede da UVA, junto ao NPJ, fortalecendo a composição de conflitos de forma pacífica. “A gente aposta na mediação porque entendemos ser uma forma eficiente e rápida na solução dos conflitos, dando protagonismo para que os envolvidos resolvam seus problemas de forma consensual. Levar estas práticas à universidade é compreender que o acesso à justiça é amplo, um novo ponto de vista, em um viés construtivo pacificação social” , pontua a subdefensora geral Samia Farias.
Na ocasião, também foi assinado o convênio que permite que os alunos da UVA em pós-graduação em Direito, seja m estagiários da instituição nesta modalidade. Para a reitora da UVA, as parcerias engrandecem a Academia. “Estamos muito felizes de estar hoje celebrando esses convênios com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. Neste novo espaço, estaremos integrados, trabalhando para dar uma melhor qualidade de vida à população Sobral. Fazer chegar o direito da população traz benefícios ao curso de Direito da UVA, à Defensoria e ao povo de Sobral também”.