Corregedor geral será reconduzido ao cargo em solenidade do Conselho Superior nesta sexta-feira (17)
Nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, o Conselho Superior da Defensoria Pública realiza a solenidade de posse do corregedor geral da Instituição, Carlos Alberto Mendonça Oliveira, reconduzido para o biênio 2022/2023. A solenidade acontecerá às 15 horas, no auditório Jesus Xavier de Brito da sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, localizada na Avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante.
Carlos Alberto Mendonça Oliveira está sendo reconduzido ao cargo para mais dois anos à frente do órgão correicional, após a formação de lista tríplice formada no Conselho Superior e referendada pela Defensora Geral do Ceará, Elizabeth Chagas. O corregedor geral é membro da instância mais elevada da carreira e tem a missão de cooperar na melhoria e na prestação continuada de qualidade do serviço à população.
“Quando eleito para o primeiro mandato à frente da Corregedoria, sabia dos desafios que iria encontrar. Foram dois anos de muito aprendizado e de conquistas. Fomos propositivos e enérgicos, aumentamos o número de correições, as consultas, viabilizando as respostas, mesmo lidando com os trágicos efeitos da pandemia. Diante do quadro atual e em consonância com um pensamento voltado ao futuro, para o próximo biênio seremos mais completos e engrandecedores, usando a nossa experiência adquirida”, destaca o corregedor.
A Corregedoria Geral é órgão da Administração Superior ao qual incumbe a fiscalização e orientação da atividade funcional e da conduta dos membros e dos servidores da Defensoria Pública. A fiscalização da Corregedoria tem como objetivo verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade dos membros da Defensoria Pública no exercício de suas funções.
Perfil
Carlos Alberto Mendonça Oliveira é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza e tem especialização em Processo Penal pela Universidade Federal do Ceará e pela Escola Superior do Ministério Público. Ele é defensor público há 28 anos, titular da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará. Ao longo da carreira, atuou nas cidades de Carnaubal e São Benedito e nas 14ª, 18ª e 19ª varas criminais da Comarca de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua.

