Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Crianças e adolescentes recebem presentes da campanha “Natal Solidário Para os Abrigos”

Crianças e adolescentes recebem presentes da campanha “Natal Solidário Para os Abrigos”

Publicado em

Quase 300 crianças e jovens das unidades de acolhimento de Fortaleza tiveram um fim de ano mais feliz. Graças à campanha “Natal Solidário Para os Abrigos”, desenvolvida pelo Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij), meninos e meninas ganharam os presentes que pediram ao Papai Noel.

Elas(es) escreveram cartinhas e foram apadrinhadas(os). Titular do Nadij, a defensora pública Thallita Nóbrega enfatiza o valor de contribuir em projetos como esse. “A campanha cumpriu sua missão: levou um pouco de alegria para essas crianças e esses adolescentes  numa data tão sensível e importante. A disponibilidade das cartinhas no site da Defensoria facilitou a adesão da população, fazendo com que todos os pedidos dos acolhidos fossem atendidos.”

Muito além do ato de presentear, a ação buscou proporcionar às crianças e aos adolescentes um momento acolhedor, além de reforçar que elas/eles podem ser amadas e cuidadas mesmo por aqueles que sequer viram seus rostinhos ou conheceram suas histórias.

Coordenadora de uma das unidades de acolhimento, a psicopedagoga Lívia Lemos relata que dezembro foi especial do início ao fim. “Ao escrever as cartas, as crianças já estavam ansiosas para chegar o tão sonhado dia de receberem os presentes. Preparamos o ambiente e sentamos as crianças para fazer a entrega. Cada criança reagiu com alegria, amor, gratidão e felicidade. Ao abrir cada presente, foi uma festa e motivo de descontração e animação entre todos.”

Coordenadora de outro abrigo, Célia Oliveira conta que as crianças adoram o Natal e, por causa da campanha, tiveram um dia mais feliz. “Quando chega essa época de Natal, os meninos que moram em acolhimento já ficam na expectativa. Eles sabem que alguém vai pedir as cartinhas. E como o Nadij e a Defensoria sempre fazem isso, eles já ficam imaginando o que vão pedir. Esse ano, graças a Deus, nós tivemos muitas cartinhas. Cada um pede um sonho. Foi bem bacana. Quando eles receberam os presentes, todos ficaram muito contentes. Uns pediram moletons e ganharam. Outros pediram tênis e ganharam. Eles ficaram muito satisfeitos.”

A tradicional árvore de natal, com presentes embaixo dela, é o esperado por todos. Mas em uma das unidades as crianças perguntaram se Papai Noel colocaria os pedidos debaixo da cama. Coordenadora do espaço, Vera Costa conta que a equipe achou a ideia maravilhosa. “Na noite do dia 24, os presentes foram colocados debaixo das camas e pela manhã, ao despertar, foi uma verdadeira surpresa e alegria para todos. Alguns ficaram tão emocionados que até choraram. Este momento ficará guardado nos corações de cada acolhidos para sempre.”  

Atualmente, cerca de 300 crianças e adolescentes estão nas unidades de acolhimento em Fortaleza. Todas as campanhas realizadas pela Defensoria Pública junto aos abrigos integram o projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que nasceu com o objetivo de viabilizar momentos de lazer, cultura, socialização, além de trabalhar a questão da sensibilização da sociedade acerca do tema.