
Crianças em situação de acolhimento visitam a sede do Fortaleza Esporte Clube
Texto: Amanda Sobreira
Foto: kamilla Vasconcelos
O Fortaleza Esporte Clube recebeu uma visita especial nesta quarta-feira (20). Dezenove crianças e adolescentes em situação de acolhimento, apadrinhadas pela Campanha Natal Solidário, promovida pela Defensoria Pública do Ceará, conheceram o centro de treinamento tricolor, no bairro Pici, em Fortaleza. A ação solidária foi realizada pelo projeto Clube da Garotada que incentiva o amor pelo clube nas novas gerações.
Em uma tarde de muita alegria e emoção, meninos e meninas, torcedores do Clube, e que haviam pedido camisas do clube na cartinha de Natal ao papai Noel conheceram a Sala de Troféus do Fortaleza, onde há mais de 200 troféus e itens históricos que contam a trajetória do time. Também conheceram o vestiário dos jogadores, a academia de ginástica, o campo de treinamento e terminaram a tarde, lanchando e recebendo os presentes que pediram ao Papai Noel solidário. As fotos com os mascotes do clube, Juba e Stella, também fizeram sucesso entre a garotada.
A pequena Anita, de 9 anos, estava surpresa e mal podia acreditar. A torcedora tirou fotos em todos os espaços do clube com um sorriso no rosto. Quando recebeu a sandália rosa que pediu, não se conteve. “Eu não esperava não. Eu queria pedir uma pulseira do Fortaleza, mas ganhei até uma camisa”, disse a menina.
Já Benício, de 10 anos, fez a visita contando os últimos feitos do Fortaleza em campo. Ele sabe o nome de todos os jogadores e até conversou com os dirigentes do clube sobre as recentes contratações. Pediu um tênis de presente de natal e também levou uma camisa do clube. “Me acharam parecido com o Vinicius Zanocelo, mas eu não achei não. Só se eu botar a camisa”, disse rindo com os outros garotos.
A Campanha Natal Solidário é um compromisso institucional da Defensoria Pública do Ceará para ressignificar a vida das crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento na Região Metropolitana de Fortaleza. A ação é organizada pelo Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij). As 400 crianças e adolescentes que estão nos 22 abrigos públicos de Fortaleza participaram da campanha. Todas foram adotadas.
A visita ao Fortaleza foi acompanhada pelo subdefensor geral do Ceará, Leandro Bessa. Ele destacou a importância da campanha que já faz parte do DNA da Defensoria Pública. “É uma campanha que vem acontecendo há seis anos consecutivos, onde a nossa instituição possibilita que a sociedade civil participe dos sonhos destas crianças. Dessa vez, o Fortaleza abraçou a iniciativa, adotando algumas cartinhas pelos torcedores tricolores. É um momento importante porque a gente sabe como o futebol é uma paixão e é um esporte capaz de modificar histórias de vida. Eles receberam os presentes que pediram e ainda conheceram a história de um grande clube, reconhecido internacionalmente”, ressaltou o defensor.
O diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Fortaleza, Thiago Fujita, falou sobre as ações do clube e enalteceu o trabalho realizado pela Defensoria. “Nosso objetivo como clube é devolver à sociedade tudo aquilo que os torcedores nos dão. Então, para o Fortaleza é um grande prazer ter parceiras como a que estamos fazendo com a Defensoria, pois é uma instituição que chega na população em vulnerabilidade social. E essa população precisa ser olhada de forma especial. Pode contar com nosso apoio, dos nossos voluntários, seja por meio do esporte, ou não, para que a gente possa realmente transformar vidas”, disse.