Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral participa de aula inaugural do curso de formação para novos PMs

Defensora geral participa de aula inaugural do curso de formação para novos PMs

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) esteve presente na solenidade que abriu o Curso de Formação de 2.415 aprovados no Concurso de Soldados da Polícia Militar do Ceará, na tarde desta quarta-feira (22/06), no Centro de Eventos, em Fortaleza.  A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, prestigiou a solenidade presidida pela governadora do Ceará, Izolda Cela.

O evento contou também com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; do coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira; do diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Clairton Abreu; e do defensor público Vicente Alfeu, hoje secretário executivo da Controladoria Geral de Disciplina. 

Este foi o primeiro concurso da Polícia Militar que contou com cotas para negros (20%) e que ampliou a cota de mulheres para 15%. A governadora destacou que a solenidade tem um sentido de responsabilidade, pelo número de policiais que ingressam na corporação. “O sentimento hoje é de dever cumprido com os novos policiais militares, pois denota um grande investimento, no caso voltado para o incremento, aumento e fortalecimento da corporação. Nosso governo vem fazendo isso ao longo desses anos, e fazemos porque entendemos a importância de fortalecer cada vez mais as condições de trabalho, de estruturas e de organização das corporações”, apontou Izolda Cela.

Devido a uma alteração na Lei Estadual nº 13.729, de 2006, que trata do Estatuto dos Militares, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2021, o curso de formação, que antes constituía uma fase do concurso público, começa logo após a conclusão do certame, com o candidato já integrado à carreira militar e sujeito à disciplina e hierarquia militar. Com o novo modelo, os alunos do curso de Formação de Soldados já serão desde o período de formação, militares estaduais, na condição de Alunos-Soldados.

Dentre as aulas do curso de formação serão ministradas aulas de Direito Constitucional e Direitos Humanos. Para a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, “é muito importante a abordagem de  tais temáticas na formação dos polícias, que absorverão um conhecimento capaz de contribuir para essa nova geração na busca pela pacificação social “, comentou Elizabeth.