Defensora geral prestigia inauguração de complexo social no bairro João XXIII, em Fortaleza
A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, prestigiou nesta quarta-feira (13/10) a inauguração do Complexo Social Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza. Fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, o equipamento fica em frente ao novo núcleo de atendimento que a Defensoria está construindo para, em breve, acolher as demandas da região.
“O nível de excelência desse complexo é o mesmo que nós vamos garantir à nossa sede do João XXIII, que já vai nascer como homenagem a uma grande colaboradora da Defensoria, a Marta Alves, nossa Martinha, que a Covid-19 nos levou no primeiro semestre deste ano. Com um equipamento desta magnitude tão próximo do prédio da Defensoria, a parceria entre nós, o Governo e a Prefeitura, que já tem sido profícua, só tende a aumentar. Precisamos nos unir para cada vez mais ofertar um serviço de qualidade à população nos próprios bairros. A descentralização no João XXIII aqui é uma política acertada da Defensoria”, afirma a defensora geral.
Gestora do programa Mais Infância, a primeira-dama Onélia Santana enalteceu que o complexo social vai beneficiar diretamente a cerca de 800 famílias. “Vão ser oferecidos aqui cursos gratuitos pra toda a comunidade, da criança à mãezinha. A gente faz isso porque nosso entendimento é o de que a maior riqueza de um estado são as pessoas”, afirmou.
O governador Camilo Santana revelou que espaços similares serão entregues em cidades do interior do Estado. O complexo une diversos projetos estaduais: brinquedopraça, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, cozinha e horta comunitárias, salão de dança, biblioteca e outras iniciativas multiuso. “Isso é fruto de uma interação de várias secretarias. Mas a ideia é acolher as famílias num espaço que é da comunidade”, pontuou, enaltecendo que equipamentos do tipo sempre são destinados a regiões consideradas vulneráveis.
Já o prefeito de Fortaleza, José Sarto, enalteceu que “a infância é o período onde o ser humano estabelece suas bases mais firmes”, em alusão ao fato de o complexo ter muitos departamentos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Há aqui o sentimento de cada pessoa. O olhar carinhoso. Com as crianças aqui, as famílias ficam protegidas e tranquilas”, pontuou o gestor.


