Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora geral prestigia inauguração de complexo social no bairro João XXIII, em Fortaleza

Defensora geral prestigia inauguração de complexo social no bairro João XXIII, em Fortaleza

Publicado em

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, prestigiou nesta quarta-feira (13/10) a inauguração do Complexo Social Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza. Fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, o equipamento fica em frente ao novo núcleo de atendimento que a Defensoria está construindo para, em breve, acolher as demandas da região.

“O nível de excelência desse complexo é o mesmo que nós vamos garantir à nossa sede do João XXIII, que já vai nascer como homenagem a uma grande colaboradora da Defensoria, a Marta Alves, nossa Martinha, que a Covid-19 nos levou no primeiro semestre deste ano. Com um equipamento desta magnitude tão próximo do prédio da Defensoria, a parceria entre nós, o Governo e a Prefeitura, que já tem sido profícua, só tende a aumentar. Precisamos nos unir para cada vez mais ofertar um serviço de qualidade à população nos próprios bairros. A descentralização no João XXIII aqui é uma política acertada da Defensoria”, afirma a defensora geral.

Gestora do programa Mais Infância, a primeira-dama Onélia Santana enalteceu que o complexo social vai beneficiar diretamente a cerca de 800 famílias. “Vão ser oferecidos aqui cursos gratuitos pra toda a comunidade, da criança à mãezinha. A gente faz isso porque nosso entendimento é o de que a maior riqueza de um estado são as pessoas”, afirmou.

O governador Camilo Santana revelou que espaços similares serão entregues em cidades do interior do Estado. O complexo une diversos projetos estaduais: brinquedopraça, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, cozinha e horta comunitárias, salão de dança, biblioteca e outras iniciativas multiuso. “Isso é fruto de uma interação de várias secretarias. Mas a ideia é acolher as famílias num espaço que é da comunidade”, pontuou, enaltecendo que equipamentos do tipo sempre são destinados a regiões consideradas vulneráveis.

Já o prefeito de Fortaleza, José Sarto, enalteceu que “a infância é o período onde o ser humano estabelece suas bases mais firmes”, em alusão ao fato de o complexo ter muitos departamentos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Há aqui o sentimento de cada pessoa. O olhar carinhoso. Com as crianças aqui, as famílias ficam protegidas e tranquilas”, pontuou o gestor.