Defensora pública geral cumpre agenda em Brasília para fortalecer projetos e parcerias em defesa dos assistidos
Nos dias 9 e 10 de julho, a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, cumpriu uma série de compromissos em Brasília voltados ao fortalecimento de parcerias e à articulação de projetos estratégicos para ampliar o acesso à justiça e a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A agenda reflete o esforço institucional para ampliar a presença da Defensoria Pública em espaços de decisão e contribuir para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.
No primeiro dia, Sâmia reuniu-se com a senadora Augusta Brito e com a deputada federal Fernanda Pessoa para tratar de pautas prioritárias para a Defensoria Pública. Também manteve encontros com as equipes técnicas das deputadas Ana Paula e Luizianne Lins para avançar em questões de interesse institucional.
Na quinta-feira (10), a defensora geral participou de diversas reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública, primeiro, na Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), para discutir iniciativas voltadas à defesa de consumidores. O encontro contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, parceiro no desenvolvimento deste projeto. A reunião também teve a participação da assessora de projetos da Defensoria, Camila Vieira, e do professor da UFC, Rafael Vieira.
“A parceria entre a UFC e a Defensoria Pública é um passo fundamental para levarmos conhecimento técnico e soluções inovadoras à proteção de quem mais precisa. Esse diálogo em Brasília reforça nosso compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou o reitor.
A agenda da defensora geral incluiu ainda reuniões com Marivaldo Pereira, recém-empossado como secretário nacional de Assuntos Legislativos (SAL), e com a secretária de Acesso á Justiça (SAJU), Sheila de Carvalho e membros da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
“Essas articulações em Brasília são estratégicas para o crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública do Ceará. Por meio do diálogo com parlamentares e órgãos do Governo Federal, buscamos consolidar projetos e garantir mais estrutura para atender a população vulnerabilizada com dignidade e efetividade”, afirmou Sâmia Farias.