
Defensores e defensoras públicos são homenageados na Câmara Municipal de Fortaleza
Na noite desta segunda-feira (19/6), 26 defensoras e defensores públicos estaduais foram homenageados durante sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em alusão ao Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio. O requerimento atendeu a um pedido do vereador Júlio Brizzi e que também homenageou dois defensores públicos da União (DPU).
Os agraciados receberam certificados pelo reconhecimento do trabalho realizado em prol da população vulnerabilizada. Dentre as personalidades reconhecidas estavam a defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas, a subdefensora pública geral, Sâmia Farias; a secretária-executiva da instituição, Flávia Maria de Andrade, além de demais membros da instituição.
O propositor da solenidade, vereador Júlio Brizzi (PDT), destacou a Defensoria Pública como instituição responsável por garantir os direitos dos cidadãos e o cumprimento da Constituição Federal. “A gente faz uma homenagem da ‘casa do povo’, para uma instituição, que talvez seja uma das principais instituições democráticas do estado de direito, quando a gente tem o dia 19 de maio para comemorar a data do defensor público, a importância da Defensoria Pública. Isso é muito nobre, é nobilíssimo, de vocês estarem ali, do lado do povo, vendo o sofrimento no dia a dia, absorvendo e sentindo a dor real da vida do nosso povo, aqui do Estado do Ceará e de Fortaleza, especificamente. Fortalecer a Defensoria, reconhecer o trabalho de vocês é reconhecer a própria constituição”, ressaltou o Vereador.
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas, falou das principais atribuições da Defensoria Pública e a importância dos defensores se reinventarem para um bom atendimento à população. “Ser defensor público, ser defensora pública é algo que nos renova a todo dia. Todo dia, quando a gente acorda e tem um novo desafio, a gente se empolga para fazer mais, para fazer melhor e para encontrar ideias, projetos, políticas públicas, e que a gente consiga encontrar, tanto no ponto de vista individual, como coletivo, a solução do problema para o cidadão, para a cidada. Eu costumo dizer que na Constituição Federal tem um caminho, ali, aberto, pra gente trabalhar e reinventar a Instituição todos os dias. Então, todos os dias, a Defensoria Pública encontra um novo significado nas mãos de cada um defensor e defensora do Estado do Ceará”, disse.
Foram Homenageados:
Aline Lima de Paula Miranda
Amélia Soares da Rocha
Andréa Maria Alves Coelho
Beatriz Fonteles Gomes Pinheiro
Benedita Maria Basto Damasceno
Bruno Fiori Palhano Melo
Camila Vieira Nunes Moura
Daniel Kishita Albuquerque Berrnardino
Elizabeth das Chagas Sousa
Emerson Castelo Branco
Érica Regina Albuquerque de Castro Brilhante Farias
Filippe Augusto dos Santos Nascimento
Flávia Maria de Andrade Lima
Francisco Rubens De Lima Júnior
Gina Kely Pontes Moura
Jacqueline Torres Martins Teixeira
Kelviane de Assunção Ferreira Barros
Leandro Sousa Bessa
Lia Cordeiro Felismino
Luís Fernando de Castro da Paz
Manfredo Rommel Cândido Maciel
Mariana Lobo Botelho de Albuquerque
Mônica Maria de Paula Barroso
Petrus Henrique Gonçalves Freire
Renata Peixoto do Amaral Botelho Silva
Sâmia Farias
Sheila Florêncio Falconeri
Victor Matos Montenegro