Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores se reúnem no Comitê de Precedentes para definir atuação estratégica

Defensores se reúnem no Comitê de Precedentes para definir atuação estratégica

Publicado em

TEXTO E FOTO: DÉBORAH DUARTE 

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizou nesta sexta-feira (25.10) a terceira reunião do Comitê de Precedentes da instituição. O encontro tem como objetivo estudar e acompanhar decisões judiciais que possam ser usadas como exemplo para outros julgamentos semelhantes. A reunião aconteceu no gabinete da Defensoria Geral e foi conduzida pelo subdefensor Leandro Bessa.

A criação do Comitê de Precedentes da Defensoria foi realizada em outubro do ano passado por meio da instrução Normativa 148/2023, durante a gestão da então defensora geral Elizabeth Chagas. Em agosto deste ano, o Comitê foi instituído e os encontros passaram a acontecer.

Em cada reunião, são discutidos temáticas que envolvem a atuação da Defensoria na seara cível e criminal. Assim, defensoras e defensores públicos podem atuar melhor na defesa de grupos em situação de vulnerabilidade, público alvo da instituição.

“Trata-se de um órgão incumbido de traçar as linhas básicas da atuação estratégica na instituição. Durante as reuniões do Comitê, debatemos os temas e escolhemos com a equipe as prioridades e estratégias. Percebemos ao longo dos anos uma mudança da própria racionalidade decisória, por isso é preciso que se modifiquem também a técnica e a estratégia no peticionamento. Por isso, esse comitê se faz tão necessário para a Defensoria racionalizar ao máximo essa atuação e favorecer uma cultura de precedentes dentro da instituição”, destacou o subdefensor público geral, Leandro Bessa.

Participaram as defensoras e defensores públicos: Aldemar Monteiro, Amélia Rocha, Ana Cristina Soares de Alencar, Ana Raisa Cambraia, Igor Barreto, José Laerte Damasceno, Lara Teles, Leonardo Moura, Marília Braga, Mônica Barroso e Nadine Calou.

“A reunião do Comitê de Precedentes tem a sua importância no sentido de alinhar e uniformizar a atuação dos defensores e das defensoras públicas aqui do Estado do Ceará sob determinada matéria. Dentro do grupo de trabalho realizado pelo Comitê, nós temos as sugestões de atuação para repassar aos colegas”, destacou o defensor público Aldemar Monteiro.

Para a defensora pública Lara Teles, supervisora do Centro de Estudos Jurídicos da Escola Superior da Defensoria, “o Comitê de Precedentes foi criado para organizar a maneira como a Defensoria Pública lida com decisões judiciais aplicadas em casos concretos, que podem servir como referência para julgamentos semelhantes. Uma das funções do Comitê é orientar os membros da Defensoria sobre o uso adequado desses precedentes, conforme as políticas institucionais, o que nos ajuda a desenvolver novas jurisprudências que os tribunais possam adotar, assegurando o cumprimento interno dessas diretrizes”, destacou.