
Defensoria acompanha a recontagem de votos da eleição para conselheiros tutelares em Fortaleza
Após identificado erro na apuração, o resultado da eleição do Conselho Tutelar de Fortaleza sofreu modificações e teve nova recontagem de votos. Uma nova lista de conselheiros eleitos será publicada no Diário Oficial do Município de Fortaleza. A Defensoria acompanhou a recontagem dos votos no último sábado (7), na Academia do Professor, localizada no Centro, por meio das defensoras Ana Cristina Barreto, titular do segundo grau, e Jaqueline Torres, supervisora do Nadij.
Na ocasião, a Prefeitura justificou que o sistema de apuração de votos descartou as casas centesimais dos totais de votos dos candidatos. Toda a operação ainda teve acompanhamento ainda do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).
Na quarta-feira (4), uma carta pública do Fórum Permanente de Organizações Não Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do Ceará (Fórum DCA Ceará) manifestou preocupação em relação a diversos problemas identificados no dia da votação. Dentre as falhas no processo estavam a superlotação e enormes filas de forma geral e urnas eletrônicas com teclados defeituosos e número insuficiente de mesários, além de denúncias de boca de urna, transporte irregular de eleitores e abuso de poder religioso e econômico.
Foto em Destaque: Beatriz Boblitz