
Defensoria acompanha manifestações pacíficas em prol de melhorias nas penitenciárias do Ceará
A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) esteve presente nesta sexta-feira (15/09) em frente à Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) acompanhando mães, esposas e familiares de internos. Na ocasião, elas se juntaram em uma manifestação pacífica em prol de melhores condições dentro das unidades prisionais. O protesto durou toda a manhã e reuniu familiares.
Representando a Instituição, o defensor público e assessor de planejamento e gestão, Victor Montenegro, se fez presente para assegurar a proteção a livre manifestação e prestar assistência judicial às manifestantes. A atuação faz parte do GT de Movimentos Sociais.
Segundo Montenegro, a Defensoria Pública está presente em ambientes como esse que servem para impossibilitar qualquer violação de direitos, evitar excessos através de mediações e explicar para os manifestantes o papel fundamental da Instituição. “É imprescindível que nós, como uma entidade criada para proteger a dignidade e direitos dos cidadãos em vulnerabilidade, estejamos cada vez mais próximos da sociedade civil, sobretudo daqueles que lutam pela afirmação dos direitos da população carcerária”, destaca.