Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria conquista mais um avanço legislativo para fortalecimento institucional

Defensoria conquista mais um avanço legislativo para fortalecimento institucional

Publicado em
Foto: José Leomar /ALECE

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, nesta terça-feira (1º de julho), o Projeto de Lei Complementar encaminhado pela Defensoria Pública-Geral do Estado que altera a Lei Complementar nº 06/1997. A medida institui dispositivo para valorização da carreira e ainda permite aprimorar o regime de atividade cumulativa, instituto que tem possibilitado ampliar a presença e a atuação da Defensoria no Estado.

A nova legislação, fruto de diálogo institucional e sensibilidade do parlamento cearense, representa um marco na fortalecimento da instituição e marca uma gestão mais eficiente e comprometida com a continuidade dos serviços à população. A proposta foi aprovada pela Casa Legislativa, sob a presidência do deputado estadual Romeu Aldigueri, tendo recebido parecer favorável nas comissões temáticas e seguiu com tramitação em regime de urgência. 

A nova legislação entrará após a sanção governamental, com efeitos financeiros a partir de 1º de setembro de 2025. A partir dela, caberá à Defensora Pública-Geral regulamentar, por meio de ato administrativo seu regramento. A medida respeita os limites orçamentários da instituição e será custeada integralmente pelo orçamento próprio da Defensoria Pública-Geral do Estado.

“Mais uma vez, o parlamento cearense demonstra compromisso com o fortalecimento da Defensoria. Essa é a quinta lei em menos de dois anos, além da aprovação de uma Emenda Constitucional, todas visando a consolidação de uma Defensoria mais estruturada, isonômica e preparada para seguir transformando vidas e garantir direitos”, disse a defensora geral Sâmia Farias, que acompanhou a Sessão Legislativa, ao lado das assessora de projetos, Camila Vieira e de relacionamento institucional, Lia Felismino, além da presidenta da Adpec, Kelviane Barros e dos diretores Lino Marques e Alfredo Homcy.