Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará inicia fase de consulta pública do Orçamento Participativo. População já pode propor sugestões

Defensoria do Ceará inicia fase de consulta pública do Orçamento Participativo. População já pode propor sugestões

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará inicia nesta terça-feira (24.01) a fase da consulta pública do Orçamento Participativo 2023. Este ano, a ação da instituição de ouvir a população e a sociedade civil está na sua oitava edição e o formulário online para sugerir políticas a serem implementadas pela Defensoria pode ser acessado clicando aqui

Na manhã desta segunda-feira, a Comissão para Construção do Orçamento Participativo da Defensoria esteve reunida para alinhar detalhes. Ao todo, 11 membros participaram do encontro online e a proposta inicial é que as audiências iniciem ainda em março. Elas devem acontecer em seis macrorregiões diferentes do Ceará.

Em 2022, a etapa da consulta pública recebeu 710 respostas e 379 pessoas participantes nas audiências presenciais. “Essa etapa é essencial porque precisamos de um ponto de partida para iniciar os encontros com a comunidade e a cada ano temos novos desafios dentro da instituição. Então, abrir o formulário para que as pessoas participem e façam propostas de forma espontânea vai nos nortear para a próxima fase, que é a audiência pública presencial em diversas cidades do interior”, detalha Lia Felismino, defensora pública e assessora de Relacionamento Institucional.

A consulta pública é feita exclusivamente no formato online, através de formulário Google, e permite que o participante sugira ações sobre diversas temáticas: população LGBTQIAP+, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, políticas sobre drogas, juventude, pessoa idosa, sistema carcerário, igualdade racial, gênero e direitos das mulheres, pessoas em situação de rua, comunidades e povos tradicionais, direitos humanos etc. O participante pode apresentar quantas propostas desejar.

Defensoras, defensores, colaboradoras e colaboradores de todos os núcleos, tanto na Capital quanto no Interior, estão sendo orientados a aplicarem o formulário online durante os atendimentos, sejam eles presenciais ou virtuais. Assim, mais sugestões poderão ser coletadas a partir de uma diversidade maior de públicos.

“O Orçamento Participativo é um instrumento importantíssimo de diálogo com a sociedade civil. No ano passado, por exemplo, uma das demandas que mais ouvimos da população LGBTQIA+ foi a necessidade de realizar um mutirão de retificação do registro civil para pessoas transexuais, dando visibilidade ao direito de pessoas tão vulneráveis e estigmatizadas pela sociedade. E o realizamos em junho. Isso permitiu dar dignidade a essas pessoas. Por isso, nossa construção é sempre coletiva e primamos por este espaço de debate de ideias com a sociedade”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Audiências Públicas

A segunda etapa do Orçamento Participativo é  a audiência pública presencial em diferentes cidades. A previsão de início está para o mês de março. Serão realizados seis encontros em macrorregiões diferentes do Ceará, com o desfecho acontecendo na Grande Fortaleza. Cidades, datas e horários ainda serão divulgados.

Saiba Mais

Esta é a oitava edição do Orçamento Participativo. O mecanismo foi criado em 2015 e implementado em 2016 para ouvir da população quais devem ser as prioridades de atuação da Defensoria interna, de políticas administrativas e de fluxo interinstitucional, e externamente, com foco em populações historicamente vulnerabilizadas e não contempladas por projetos do poder público.

Em março de 2021, a Defensoria conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa projeto que transforma o Orçamento Participativo em lei. Ou seja: a realização da consulta e das audiências passou a ser obrigatória anualmente e não mais a depender da visão administrativa de quem estiver à frente da instituição.