Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará participa de 73ª reunião ordinária do Condege, em Brasília

Defensoria do Ceará participa de 73ª reunião ordinária do Condege, em Brasília

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou da 73ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada nesta sexta-feira (26.05), em Brasília. Gestores das Defensorias Públicas Gerais de todo o país participaram do encontro, onde foi possível dialogar sobre o fortalecimento da Defensoria no país e o estreitamento de diálogos com a Secretaria Nacional de Acesso à Justiça. A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, esteve presente na reunião.

Na ocasião, o defensor público geral de Roraima, Oleno Matos, foi eleito novo presidente do Condege. Ele afirmou que a nova diretoria pretende continuar a luta pela efetiva transformação do Conselho em relação à sua institucionalização, bem como tratar de forma mais contundente a necessidade da sua consolidação. “Pretendemos fazer um trabalho incansável dentro do Congresso Nacional, no Senado, na Câmara Federal e junto ao Governo Federal, para que possamos efetivar o fortalecimento das Defensorias Públicas brasileiras, tanto as dos estados, quanto da União e Distrito Federal”, frisou.

A nova diretoria do Condege é composta por: Oleno Inácio de Matos, defensor público geral do Estado de Roraima; pela vice-presidente, Firmiane Venâncio do Carmo Souza, defensora pública geral do Estado da Bahia; pela secretária Maria Luziane Ribeiro de Castro, defensora pública geral do Estado do Mato Grosso; pelo secretário adjunto Gabriel Santana Furtado Soares, defensor público geral do Estado do Maranhão; e pela coordenadora de comissões Patrícia Cardoso Maciel Tavares, defensora pública geral do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a reunião, a defensora pública Geral do Ceará, Elizabeth Chagas, anunciou a primeira cessão do projeto da Calculadora de Execução Penal para a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPRR). As duas instituições assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de compartilhar o projeto da Calculadora de Execução Penal, criado pela equipe de tecnologia da informação da instituição cearense, para a DPE/RR. Assinaram o documento Elizabeth Chagas e o novo presidente, defensor público geral de Roraima, Oleno Inácio de Matos.

A calculadora de Execução Penal é voltada para membros que atuam na área criminal e de execução penal, permitindo o cálculo do cumprimento de pena da população prisional, assim como suas progressões de regime. Com a parceria, a DPCE disponibiliza o acesso do projeto em ambiente virtual, fornecendo login e senha aos defensores públicos roraimenses indicados. Estes se comprometem a respeitar o direito de propriedade intelectual de concepção, operação, cálculo e usabilidade da calculadora de execução penal desenvolvida pela DPCE.

Em março deste ano, Elizabeth Chagas apresentou o projeto aos defensores gerais na reunião do Condege que aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “Foi um momento de troca de experiências com a Defensoria de outros estados e isso é muito importante. Foi a partir daí que surgiu essa parceria e estamos à disposição para somar no acesso à justiça da população que mais precisa”, pontuou Elizabeth Chagas.