Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará participa de 75ª reunião ordinária do Condege, em Cuiabá

Defensoria do Ceará participa de 75ª reunião ordinária do Condege, em Cuiabá

Publicado em

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas, integrou a 75ª reunião do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que aconteceu nesta quinta-feira (22), na sede do Governo de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo de Cuiabá. Na ocasião, ocorreu também a posse da nova diretoria do Condege para o biênio 2023-2024.

Foi a primeira vez na história que a Defensoria Pública de Mato Grosso sediou a reunião do Condege, que contou com a participação de 23 chefes das Defensorias – das 27 unidades federativas do Brasil. Estiveram presentes também o secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte, e o deputado federal Stélio Dener, defensor público de carreira.

 

 

“Aqui, dialogamos pautas defensoriais de âmbito nacional que impactam na vida de milhares de pessoas”, pontuou Elizabeth Chagas.

“Termos a realização de uma reunião do Conselho Nacional dos defensores e defensoras públicas-gerais dos estados em Mato Grosso reforça a força do nosso estado. Hoje, Mato Grosso é um estado que, com as diversas ações que vem realizando, passa a ser uma referência nacional, e ter essa reunião aqui reforça mais ainda isso”, afirmou Luziane Castro, defensora pública-geral de Mato Grosso.

Logo após a abertura, às 9h30, Luziane Castro, defensora pública-geral de Mato Grosso e anfitriã do evento, tomou posse como secretária-executiva do Condege, junto com o novo presidente, Oleno Matos, defensor público-geral de Roraima, e a vice-presidente, Firmiane Souza, defensora-geral da Bahia, todos eleitos por unanimidade na última reunião do colegiado, no dia 26 de maio, em Brasília.

Um dos principais objetivos da nova gestão é a implementação do Conselho Nacional da Defensoria Pública, órgão colegiado que já existe em outras instituições do Sistema de Justiça.

Além da posse da nova diretoria, os defensores-gerais os defensores discutiram a coordenação das comissões do Condege, a obrigatoriedade da comunicação dos nascimentos sem vínculo paterno pelos cartórios à Defensoria Pública, a aprovação da ata da 74ª sessão ordinária, entre outros assuntos.

Presenças ilustres – Pela manhã, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, prestigiaram o evento do Condege, representando o Governo do Estado, o deputado estadual Alberto Machado, conhecido como Beto Dois a Um, representou a Assembleia Legislativa (ALMT), o deputado federal e defensor de carreira, Stélio Dener, representou o Congresso Nacional, e o secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, representou o Governo Federal.

“Percebemos a disparidade histórica de investimentos no órgão, por muita insistência e persistência do Clodoaldo (ex-defensor-geral) e da Luziane (defensora pública-geral), e garantimos recursos para estruturar o atendimento e contratar recursos humanos, tanto servidores como defensores, por meio de concurso. Hoje, entendemos a função de vocês e é um orgulho recebê-los”, pontuou Carvalho, que garantiu que o Governo do Estado trabalha para que a Defensoria Pública esteja presente em 100% das 79 comarcas de Mato Grosso até novembro.

Com informações da Assessoria de Comunicação da DP-MT