
Defensoria do Ceará participa de lançamento da campanha nacional “Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão”
A subdefensora geral do Ceará, Samia Farias, esteve prestigiando o lançamento da campanha nacional “Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão”, nesta quinta-feira, 4 de maio, em Brasília.
O evento, que aconteceu no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, teve mesa de abertura formada pela presidente da Anadep, Rivana Ricarte; presidente do Condege, Florisvaldo Fiorentino Júnior; vice-presidente da Anadep, Juliana Diniz; secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira; secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).
Na mesa, o secretário de acesso à justiça e a secretária de promoção dos direitos da pessoa com deficiência saudaram a Defensoria como parceiros da luta por direitos. O presidente do Condege lembrou o mês de maio como de engrandecimento da DPCE. Representando o ministro Silvio Almeida, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, destacou a importância da iniciativa e o papel determinante da defensoria pública em prol dos direitos das pessoas com deficiência.
“Seremos parceiros na campanha com o objetivo de promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta contra o capacitismo e a favor inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços”, disse a secretária na cerimônia.
“Maio é mês de comemoração para a Defensoria Pública brasileira. Esta campanha tem importante carga simbólica e propositiva, dentre a grande diversidade de temas sensíveis que a instituição tem trabalhado”, ressaltou Florisvaldo.
A subdefensora frisou o compromisso com a pauta. “Firmamos o compromisso da Defensoria com a pauta da acessibilidade, da inclusão e do anti capacitismo, por isso o Condege apoia essa campanha, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos. Estaremos na Praça do Ferreira, dia 19 de maio, como sempre estivemos, ao lado da população, abraçando os movimentos sociais e os temas que são caros para a sociedade como os direitos da pessoa com deficiência”, lembrou.
Estiveram presentes os defensores públicos-gerais e subdefensores públicos-gerais dos Estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina.