
Defensoria do Ceará sedia 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais
A 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG) foi realizada nesta quinta-feira (27/04), na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
Na ocasião, dezenove corregedores-gerais se reuniram para debater temas institucionais e de coordenação e articulação dos interesses comuns das Corregedorias Gerais das Defensorias. Entre as pautas, o debate sobre a coleta dos dados sobre os serviços de advocacia dativa, debate sobre substituições em casos de impedimentos e suspeições e normas sobre atividade de magistério e atividade de coach, dentre outras.
A defensora geral, Elizabeth Chagas, deu boas vindas aos presentes na abertura da reunião. “É uma alegria recebê-los aqui no Ceará para que possamos fortalecer ainda mais as relações internas e também debater o aperfeiçoamento das nossas atividades diárias. Esse momento é ainda mais especial porque está sendo promovido exatamente dentro da programação em homenagem aos 26 anos de institucionalização da Defensoria do Ceará”, afirma.
O corregedor geral da Defensoria do Ceará, Carlos Alberto Mendonça Oliveira, agradeceu a presença. “Esse é um momento muito importante, pois estamos na presença dos corregedores do Brasil para discutir matérias interessantes para o engrandecimento da Defensoria do nosso Estado e também para as demais. Então seguir esse cronograma de encontros é fundamental”.
Para o presidente do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores Gerais (CNCG), Marcus Edson de Lima, conhecer a realidade de cada Defensoria durante os encontros é essencial para o fortalecimento das atuações. “Dividir conhecimento entre as instituições de cada estado é de extrema importância para que possamos unificar as normas atribuídas à Corregedoria. Nós devemos pegar as boas práticas dos estados e melhorar, levando nosso serviço para cada estado da federação” diz.
Outras atividades
Também nesta quinta-feira, os corregedores acompanharam a palestra “Acesso à Justiça e Caminhos para a Defensoria”, com Marivaldo Pereira, secretário nacional de Acesso à Justiça, vinculado ao Ministério da Justiça e o coquetel de lançamento do livro Memória Viva da Defensoria.
Para finalizar a semana de comemorações do aniversário da instituição, os corregedores integram a sessão solene conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizada nesta sexta-feira (28.04).