Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará sedia 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais

Defensoria do Ceará sedia 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais

Publicado em

A 63ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG) foi realizada nesta quinta-feira (27/04), na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Na ocasião, dezenove  corregedores-gerais se reuniram para debater temas institucionais e de coordenação e articulação dos interesses comuns das Corregedorias Gerais das Defensorias. Entre as pautas, o debate sobre a coleta dos dados sobre os serviços de advocacia dativa, debate sobre substituições em casos de impedimentos e suspeições e normas sobre atividade de magistério e atividade de coach, dentre outras. 

A defensora geral, Elizabeth Chagas, deu boas vindas aos presentes na abertura da reunião. “É uma alegria recebê-los aqui no Ceará para que possamos fortalecer ainda mais as relações internas e também debater o aperfeiçoamento das nossas atividades diárias. Esse momento é ainda mais especial porque está sendo promovido exatamente dentro da programação em homenagem aos 26 anos de institucionalização da Defensoria do Ceará”, afirma.

O corregedor geral da Defensoria do Ceará, Carlos Alberto Mendonça Oliveira, agradeceu a presença. “Esse é um momento muito importante, pois estamos na presença dos corregedores do Brasil para discutir matérias interessantes para o engrandecimento da Defensoria do nosso Estado e também para as demais. Então seguir esse cronograma de encontros é fundamental”.

Para o presidente do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores Gerais (CNCG), Marcus Edson de Lima, conhecer a realidade de cada Defensoria durante os encontros é essencial para o fortalecimento das atuações. “Dividir conhecimento entre as instituições de cada estado é de extrema importância para que possamos unificar as normas atribuídas à Corregedoria. Nós devemos pegar as boas práticas dos estados e melhorar, levando nosso serviço para cada estado da federação” diz.  

Outras atividades

Também nesta quinta-feira, os corregedores acompanharam a palestra “Acesso à Justiça e Caminhos para a Defensoria”, com Marivaldo Pereira, secretário nacional de Acesso à Justiça, vinculado ao Ministério da Justiça e o coquetel de lançamento do livro Memória Viva da Defensoria. 

Para finalizar a semana de comemorações do aniversário da instituição, os corregedores integram a sessão solene conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizada nesta sexta-feira (28.04).