
Defensoria em Movimento inicia nesta terça (24) dois dias de triagem no Jangurussu; atendimentos com defensores e defensoras serão na quinta (26)
A carreta do projeto Defensoria em Movimento estaciona desta vez no Residencial José Euclides Ferreira Gomes no bairro Jangurussu. A ação da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) ficará no residencial durante os dias 24 e 26 de outubro, realizando atendimento defensorial e aproximando os moradores dos serviços da Instituição. O local da parada será na rua B, em frente ao Projeto Zona Viva.
Pensando em organizar os atendimentos, a equipe da DPCE vai estar no local durante os dias 24 e 25, das 8h às 12h, dando as devidas orientações como a documentação necessária para os casos apresentados e realizando o agendamento para o atendimento com os defensores públicos, que acontecerá no dia 26 de outubro, de 8h às 12h.
Os assistidos podem procurar o atendimento para dar entrada em diversas ações ou realizar o acompanhamento de processos. Dentre elas destacam-se a atuação em áreas criminais, de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal. Será possível também buscar soluções extrajudiciais de conflitos por meio da mediação em casos ligados a inventário, divórcio consensual, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros.
Segundo Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional da DPCE, essa ação serve para que a população mais vulnerável do Ceará tenha acesso à justiça e sejam atendidos com conforto e segurança, tanto na capital como no interior. “Muitas vezes percebemos que o acesso à justiça não se dá apenas na perspectiva de acesso à judicialização das demandas, mas também no acolhimento dessas pessoas, na conscientização a partir da compreensão dos seus direitos e das suas obrigações. A Defensoria em Movimento é a reafirmação do nosso compromisso de aproximação com as comunidades mais vulneráveis”, destaca a defensora.
O projeto Defensoria em Movimento já circulou por vários bairros de Fortaleza e localidades no interior do Ceará. De acordo com Lia, embora não seja possível dizer a quantidade de pessoas que vão procurar a carreta, a expectativa é alta para os três dias de serviço. “O contato com a comunidade é de extrema importância e, pensando nisso, o diálogo é algo buscado nesses momentos. Nós vamos fazer o máximo para aproximar a Instituição dos assistidos, promover a educação em direitos e facilitar o acesso aos serviços institucionais”, destaca Lia.
Serviço
Atendimento jurídico da Defensoria Pública no Residencial José Euclides Ferreira Gomes
Quando: 24 a 26 de Outubro
Onde: Conjunto Residencial José Euclides Ferreira Gomes, Rua B, Quadra 10B BL07 – Em frente ao Projeto Zona Viva