
Defensoria em Movimento leva atendimento jurídico gratuito à população de Viçosa do Ceará
Texto: Débora Duarte
Fotos: Millin Albuquerque
Moradores de Viçosa do Ceará puderam acessar serviços jurídicos gratuitos e esclarecer dúvidas sobre seus direitos durante a edição do Defensoria em Movimento realizada nos dias 5, 6 e 7 de agosto, na Praça General Tibúrcio.
A iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará levou orientação e atendimento em diversas áreas, com o objetivo de facilitar o acesso à justiça e aproximar a instituição de quem mais precisa.
A ação foi fruto de uma demanda da sociedade civil organizada, apresentada durante a audiência pública do Orçamento Participativo em maio deste ano, e atendeu a população em meio às comemorações do aniversário do município.
Ao longo dos três dias, foram ofertados atendimentos nas áreas de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal.
A dona de casa Teresa de Oliveira, de 33 anos, foi uma das pessoas atendidas. Ela procurou a Defensoria para dar entrada em uma ação de cobrança de pensão alimentícia atrasada há quatro meses.
“Eu fiquei sabendo da carreta porque fui no fórum tentar resolver lá, e de lá me indicaram aqui, porque seria mais rápido, e realmente foi. Assim que eu cheguei na segunda, já marcaram pra quinta-feira e fui atendida. Aí senti que ia dar tudo certo. Sou sozinha com meu filho, ficou complicado sem receber pensão por quatro meses. Aqui, o atendimento foi mais organizado, com horário marcado. Eu consegui resolver algo que já estava travado”, contou.
O atendimento foi realizado pela própria defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias, que acompanhou de perto a ação ao lado da coordenadora da Central da Defensoria do Interior, defensora pública Aline Pinho.
“Cada vez que escutamos um relato como o da Teresa, temos a certeza de que esse projeto cumpre sua missão. A Defensoria existe para estar ao lado de quem mais precisa e, com o Defensoria em Movimento, conseguimos vencer barreiras geográficas e sociais, levando cidadania a todas as regiões do Estado”, afirmou Sâmia.
Nos dois primeiros dias da ação, a equipe técnica do projeto realizou a triagem dos casos, orientando a população sobre a documentação necessária. Já os atendimentos jurídicos com os defensores públicos ocorreram após a análise dos documentos. Participaram da ação os defensores públicos Edilson Loyola, Gelson Azevedo e Samuel Figueira.