Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento realiza atendimento no bairro Pirambu neste sábado

Defensoria em Movimento realiza atendimento no bairro Pirambu neste sábado

Publicado em

A Defensoria em Movimento estacionou no Pirambu, em Fortaleza, nas comemorações dos 62 anos do bairro. A estrutura para atendimento móvel foi montada em frente à Escola de Tempo Integral Areninha e recebeu assistidos e assistidas na manhã de sábado (25). Ao todo, foram realizados 30 atendimentos. 

A assistida Ana K., de 32 anos , chegou visivelmente cansada. Olhos cheio de lágrimas buscava pensão pro filho Gabriel, de 6 anos, que nunca recebeu ajuda paterna. Ela queria medida protetiva e estava disposta até mesmo de pedir o exame de paternidade para ajudar a criar o menino já que está desempregada e faz bicos de vendedora autônoma. “O caminhão vindo bem perto da gente eu vi uma oportunidade de resolver isso de uma vez por todas. A gente tem medo, tenta resolver amigável, mas no fim precisa mesmo é buscar os direitos que nem é nosso, é da criança”, disse. Ela foi atendida pela defensora Ana Cristina Barreto.

No guichê de atendimento da defensora Natália Alvarenga os irmãos José Milton e Maria Liduína buscavam reaver a documentação de nascimento. Registrados no cartório de Eusébio, eles receberam a notícia de que os registros de nascimento tinham “pegado fogo” em um possível incêndio que aconteceu. “Não temos essas informações de modo oficial, então precisamos que eles dois cheguem ao cartório. Mandamos um ofício ao tabelião para que se proceda com a expedição da segunda via gratuita e, em caso de não localização, ingressaremos com ação judicial”, explicou a defensora. A assistida saiu satisfeita. “A gente mora aqui do lado, na Jacarecanga, e aproveitei a oportunidade pra resolver isso porque meu RG já não aceita mais”, disse Maria Liduína.

É exatamente esse caráter de proximidade que tem levado a Defensoria em Movimento a tantas localidades de Fortaleza quanto em municípios do Ceará. O projeto iniciou em 2017, mas em 2022 ganhou cara nova, quando a  carreta passou a ser patrimônio da Defensoria, ainda mais equipada.

A ação pode chegar às localidades a partir da solicitação de movimentos sociais, endereçado para a Ouvidoria externa ou à Assessoria de Relacionamento Institucional da Defensoria.

“Hoje o bairro está sendo festejado e a gente veio trazer os serviços da Defensoria em Movimento, uma articulação feita dos movimentos sociais do Pirambu junto com a Ouvidoria Externa da Defensoria. Demandas de divórcio, registro, guarda, orientações sobre processos criminais são atendidas pelos defensores e defensoras na unidade”,  pontuou a defensora pública Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional. Ela acompanhou o atendimento que foi realizado pelos defensores Carlos George, Paloma Machado, Ana Cristina Barreto, Débora Braga e Natália Alvarenga.