
Defensoria empossa dois novos defensores públicos no dia em que completa 28 anos
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA DE JORNALISMO SOB SUPERVISÃO
Foto: Divulgação
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realiza, nesta segunda-feira (28.04), a posse de dois novos defensores públicos: Lucas Dames Corrêa de Sá e Suian da Rocha e Silva Lopes. A solenidade ocorre às 15h, no Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da instituição (avenida Pinto Bandeira, 1111 – bairro Luciano Cavalcante), em Fortaleza.
A cerimônia integra a programação de celebração dos 28 anos de institucionalização da Defensoria no Ceará, comemorados na mesma data. Com a chegada de Lucas e Suian, sobe para 38 o número de defensoras e defensores empossados no concurso público iniciado em 2022. A Defensoria conta atualmente com 366 membros ativos.
“Somos hoje 366 defensoras e defensores públicos em mais de cem cidades no interior. Isso significa mais presença, mais alcance, mais justiça e mais direitos. Desses membros, tenho a alegria de dizer que já nomeamos doze na gestão atual — e dois deles tomam posse hoje, tenho certeza que nos trazendo ainda mais esperança no olhar e compromisso no coração”, afirma a presidente do colegiado e defensora geral Sâmia Farias.
Natural de Salvador e atualmente em exercício no Amazonas, Suian Lopes destaca a emoção de atuar mais próximo de suas raízes. “É uma realização pessoal e profissional. Voltar ao Nordeste, para mais perto da minha família e da minha comunidade, representa colher os frutos de anos de dedicação. Pretendo atuar com escuta e cuidado, compreendendo as barreiras de acesso à justiça para contribuir com o fortalecimento da Defensoria e a garantia de direitos fundamentais”, afirma.
Já Lucas Dames, que tem 21 anos de experiência como advogado e quase 10 anos como servidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, compartilha o sentimento de realização. “Ser defensor público era um sonho desde os tempos da universidade. Assumir esse cargo me enche de alegria e de responsabilidade. Quero oferecer um atendimento humanizado, atento às particularidades de cada pessoa atendida e fortalecer a atuação junto às populações mais vulneráveis”, destaca.
O concurso público que possibilitou as novas nomeações foi o primeiro da história da DPCE a adotar cotas raciais na seleção de membros. Além das cotas para pessoas com deficiência (5%), passaram a ser reservadas vagas para pessoas negras (20%), indígenas (5%) e quilombolas (5%), ampliando o compromisso institucional com a equidade e a diversidade..
SERVIÇO
Posse de novos defensores públicos
Data: 28 de abril de 2025
Horário: às 15 horas.
Local: Auditório Jesus Xavier de Brito – sede administrativa da Defensoria Pública (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111 – Luciano Cavalcante, Fortaleza).