Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria empossa dois novos defensores públicos no dia em que completa 28 anos

Defensoria empossa dois novos defensores públicos no dia em que completa 28 anos

Publicado em
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA DE JORNALISMO SOB SUPERVISÃO
Foto: Divulgação 

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realiza, nesta segunda-feira (28.04), a posse de dois novos defensores públicos: Lucas Dames Corrêa de Sá e Suian da Rocha e Silva Lopes. A solenidade ocorre às 15h, no Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da instituição (avenida Pinto Bandeira, 1111 – bairro Luciano Cavalcante), em Fortaleza. 

A cerimônia integra a programação de celebração dos  28 anos de institucionalização da Defensoria no Ceará, comemorados na mesma data. Com a chegada de Lucas e Suian, sobe para 38 o número de defensoras e defensores empossados no concurso público iniciado em 2022. A Defensoria conta atualmente com 366 membros ativos.

“Somos hoje 366 defensoras e defensores públicos em mais de cem cidades no interior. Isso significa mais presença, mais alcance, mais justiça e mais direitos. Desses membros, tenho a alegria de dizer que já nomeamos doze na gestão atual — e dois deles tomam posse hoje, tenho certeza que nos trazendo ainda mais esperança no olhar e compromisso no coração”, afirma a presidente do colegiado e defensora geral Sâmia Farias.

Natural de Salvador e atualmente em exercício no Amazonas, Suian Lopes destaca a emoção de atuar mais próximo de suas raízes. “É uma realização pessoal e profissional. Voltar ao Nordeste, para mais perto da minha família e da minha comunidade, representa colher os frutos de anos de dedicação. Pretendo atuar com escuta e cuidado, compreendendo as barreiras de acesso à justiça para contribuir com o fortalecimento da Defensoria e a garantia de direitos fundamentais”, afirma.

Já Lucas Dames, que tem 21 anos de experiência como advogado e quase  10 anos como servidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, compartilha o sentimento de realização. “Ser defensor público era um sonho desde os tempos da universidade. Assumir esse cargo me enche de alegria e de responsabilidade. Quero oferecer um atendimento humanizado, atento às particularidades de cada pessoa atendida e fortalecer a atuação junto às populações mais vulneráveis”, destaca.

O concurso público que possibilitou as novas nomeações foi o primeiro da história da DPCE a adotar cotas raciais na seleção de membros. Além das cotas para pessoas com deficiência (5%), passaram a ser reservadas vagas para pessoas negras (20%), indígenas (5%) e quilombolas (5%), ampliando o compromisso institucional com a equidade e a diversidade..

SERVIÇO

Posse de novos defensores públicos

Data: 28 de abril de 2025

Horário: às 15 horas.

Local: Auditório Jesus Xavier de Brito – sede administrativa da  Defensoria Pública (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111 – Luciano Cavalcante, Fortaleza).