Defensoria empossa novos defensores e defensoras nesta segunda-feira, 3 de novembro
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inicia o mês de novembro com dez novos defensores e defensoras públicas no quadro de membros da instituição. A solenidade de posse dos novos membros será conduzida pela presidenta do Conselho Superior da Defensoria, Sâmia Farias, e membros do colegiado nesta segunda-feira (3), às 15h, no Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da Defensoria, em Fortaleza.
Com as nomeações de Alison Vaz Ferreira, Antonio Guilherme Alves Albuquerque, Caroline dos Anjos Belarmino da Silva, Crysla Karine Maciel Sousa Sena, Filipe de Melo Brasil, Fernanda Marques Pereira Poeys de Carvalho, Gustavo Cavalcante Tavares, Pedro Erick Araújo Bezerra, Thiago Vasconcelos Moura, Valdir Meneses Pimentel Filho e Valquíria Maria Novaes Menezes Fraeman a instituição terá nomeado 50 defensores e defensoras do 8º concurso, formando o quadro de 379 defensores públicos em atividade no Ceará. Na ocasião, 10 membros serão empossados. A candidata Valquíria Fraeman solicitou o adiamento da posse para dezembro.
A defensora pública geral, Sâmia Farias, destaca que o reforço no quadro de membros representa um avanço no acesso à justiça. “A chegada de novos defensores e defensoras nos revigora como instituição porque oxigena e nos dá ainda mais ânimo na missão de garantir direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada nomeado que se junta à Defensoria amplia nossa presença nos territórios, fortalece a rede de acolhimento e reafirma o compromisso de uma instituição que cresce para servir melhor à população cearense”, afirma.
Para Pedro Erick, ex-estagiário nos núcleos de família, cível, criminal e segundo grau, será o reencontro com a instituição que determinou os rumos de sua carreira. “A Defensoria Pública do Estado do Ceará simboliza, antes de tudo, a grande escola jurídica da minha vida, tendo sido responsável pela minha formação profissional durante os dois anos de estágio de graduação. Retornar à instituição como membro, para além de uma conquista e satisfação pessoal, representa o desempenho de uma missão profissional e social, que cumprirei com muito afinco e empenho. É um momento de muita alegria”, celebra.
No caso de Thiago Vasconcelos Moura, também ex-estagiário da Defensoria, a posse representa muito mais do que uma conquista profissional. “No meu último dia de estágio, prometi que voltaria, mas como defensor. Hoje, volto ao meu estado com o coração cheio de orgulho, gratidão e uma ansiedade positiva de servir ao povo cearense, acreditando ainda mais na missão que escolhi: defender quem mais precisa”, afirma.
A carioca Caroline Belarmino já está ansiosa para iniciar sua carreira na DPCE. “A posse como defensora pública é a realização de um sonho e minha expectativa é contribuir para que a população cearense tenha acesso à justiça, direitos humanos observados e conheça cada vez mais essa instituição que tem a capacidade de acolher aqueles que precisam”, planeja.
Além de ampliar os atendimentos para todas as comarcas, o concurso público foi o primeiro da história da Defensoria com cotas reservadas para pessoas negras, quilombolas e indígenas. Em dois anos, já foram 12 nomeações, incluindo Fernanda Carvalho que toma posse na solenidade de 3 de novembro. “A minha expectativa é poder contribuir para o fortalecimento da DPCE como espaço de escuta e transformação, onde a população cearense possa ver sua própria voz amplificada para dentro e para fora do sistema de justiça, na luta por direitos e por dignidade”, afirma.
Conheça as novas defensoras e os novos defensores públicos do Ceará:
Alison Vaz Ferreira: fortalezense de 30 anos, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 2017. Trabalhou como advogado, técnico ministerial do Ministério Público do Estado do Ceará, Analista Ministerial do Ministério Público do Estado do Ceará, Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Defensor Público da Defensoria do Estado do Pará.
Antonio Guilherme Alves Albuquerque: Cearense de 28 anos, formado em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi estagiário da Defensoria Pública da União (DPU) por 2 anos e analista Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará entre os anos de 2022 e 2025.
Caroline dos Anjos Belarmino da Silva: Carioca com 30 anos, criada na Baixada Fluminense, formada pela UFRJ, estagiária da DPU e residente da DPE-RJ, atuou como advogada e assessora jurídica no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Crysla Karine Maciel Sousa Sena: nascida no interior da Bahia, bacharel em direito pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduada em Direito Constitucional, ex-servidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Filipe de Melo Brasil: cearense de 29 anos. É ex- defensor público do Estado de Goiás
Fernanda Marques Pereira Poeys de Carvalho: goiana radicada no Rio de Janeiro, formou-se em direitos pela Universidade Federal Fluminense e foi analista processual da Defensoria Pública do Rio por mais de 9 anos.
Gustavo Cavalcante Tavares: Fortalezense de 27 anos, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Ex-estagiário da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Foi servidor no Tribunal de Justiça do Ceará.
Pedro Erick Araújo Bezerra: Cearense de 29 anos, natural de Nova Russas, vive em Fortaleza desde criança. Ex-estagiário da Defensoria, é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, atuou como advogado e compôs o quadro de servidores do Tribunal de Justiça do Ceará.
Thiago Vasconcelos Moura: defensor público no estado do Pará há mais de 14 anos, ex-estagiário da Defensoria Pública do Estado do Ceará, ex-oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco, pós graduado em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito da Criança e do Adolescente.
Valdir Meneses Pimentel Filho: Piauiense de 33 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Atuou como estagiário e colaborador na DPE-PI. Trabalhou no TJPI. Foi Analista Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Valquíria Maria Novaes Menezes Fraeman: posse adiada para dezembro de 2025.
Posse defensores e defensoras
Data: 03/11 (segunda-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Pinto Bandeira, 1111 – bairro Luciano Cavalcante

