Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria faz mutirão de atendimento no Núcleo do João XXIII

Defensoria faz mutirão de atendimento no Núcleo do João XXIII

Publicado em
TExto: ana Paula Gomes

O Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no bairro João XXIII inicia nesta sexta-feira (13) um Mutirão de Descongestionamento. A iniciativa visa promover a otimização do fluxo de demandas ao Núcleo e agilizar processos, reduzindo a demora na resolução de casos e melhorando a eficiência dos serviços prestados pela instituição. No total, serão 18 defensores envolvidos na força-tarefa que acontecerá nos dias 13 e 20, 27 de junho e 4 de julho. Em cada sexta-feira, seis defensores estarão disponíveis para os atendimentos. A meta é que ao final, 180 ações sejam encaminhadas.

Localizado em uma região muito populosa, desde a inauguração da nova sede em 2023, o espaço tem tido uma crescente nos atendimentos. Já nos primeiros cinco meses de 2025, mais de 18.000 procedimentos marcam a rotina do Núcleo,  o que representa um aumento de 25,84% em relação ao mesmo período de 2024. Estudos internos da DPCE indicam moradores de outras 38 localidades da capital cearense como igualmente frequentadores e usuários dos serviços do prédio que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.

Para o defensor público e supervisor da sede, Régis Girão, a iniciativa contribui diretamente para a efetividade dos atendimentos. “A confiança na Defensoria Pública tem crescido significativamente. A demanda aumentou bastante e, para evitar que os agendamentos fiquem muito distantes, estamos adotando essa medida com o objetivo de garantir um atendimento sempre ágil e de qualidade”, afirma.

O defensor destaca ainda que o mutirão permite dar vazão a um volume expressivo de processos em um curto período. “É muito positivo contar com o engajamento dos colegas para concentrarmos esforços e otimizar os atendimentos. Esse movimento de união reforça nosso compromisso com um serviço cada vez mais eficiente e, sobretudo, humanizado para os nossos assistidos”, conclui.

O Núcleo do João XXIII foi o primeiro núcleo descentralizado da Defensoria Pública, tendo sido implantado a partir de uma demanda da própria comunidade. Atualmente, a sede conta com cinco defensores públicos, que atuam ao lado de uma equipe especializada formada por colaboradores responsáveis pela triagem inicial — incluindo o acolhimento dos assistidos, a escuta preliminar dos casos e a verificação da documentação necessária — em parceria com a equipe do projeto Primeiro Passo. Também integram o grupo assessores, estagiários de graduação e pós-graduação, que contribuem com os desdobramentos de cada atendimento.

Recentemente, em janeiro, o serviço de mediação comunitária também foi retomado, passando a contar com cinco mediadores comunitários responsáveis por acolher as demandas de forma extrajudicial — ou seja, sem a necessidade de abertura de um processo judicial.

Além de casos de pensão alimentícia, lideram as estatísticas ações de usucapião e de registros de nascimento.

 

Serviço

Endereço: Rua Júlio Braga n° 1281, João XXIII

Horário de atendimento: 08h às 12h – 13h às 17h

Telefone (85) 9 8889-2140 (Somente mensagens) e (85) 3194-5090