
Defensoria faz mutirão de atendimento no Núcleo do João XXIII
TExto: ana Paula Gomes
O Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no bairro João XXIII inicia nesta sexta-feira (13) um Mutirão de Descongestionamento. A iniciativa visa promover a otimização do fluxo de demandas ao Núcleo e agilizar processos, reduzindo a demora na resolução de casos e melhorando a eficiência dos serviços prestados pela instituição. No total, serão 18 defensores envolvidos na força-tarefa que acontecerá nos dias 13 e 20, 27 de junho e 4 de julho. Em cada sexta-feira, seis defensores estarão disponíveis para os atendimentos. A meta é que ao final, 180 ações sejam encaminhadas.
Localizado em uma região muito populosa, desde a inauguração da nova sede em 2023, o espaço tem tido uma crescente nos atendimentos. Já nos primeiros cinco meses de 2025, mais de 18.000 procedimentos marcam a rotina do Núcleo, o que representa um aumento de 25,84% em relação ao mesmo período de 2024. Estudos internos da DPCE indicam moradores de outras 38 localidades da capital cearense como igualmente frequentadores e usuários dos serviços do prédio que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas.
Para o defensor público e supervisor da sede, Régis Girão, a iniciativa contribui diretamente para a efetividade dos atendimentos. “A confiança na Defensoria Pública tem crescido significativamente. A demanda aumentou bastante e, para evitar que os agendamentos fiquem muito distantes, estamos adotando essa medida com o objetivo de garantir um atendimento sempre ágil e de qualidade”, afirma.
O defensor destaca ainda que o mutirão permite dar vazão a um volume expressivo de processos em um curto período. “É muito positivo contar com o engajamento dos colegas para concentrarmos esforços e otimizar os atendimentos. Esse movimento de união reforça nosso compromisso com um serviço cada vez mais eficiente e, sobretudo, humanizado para os nossos assistidos”, conclui.
O Núcleo do João XXIII foi o primeiro núcleo descentralizado da Defensoria Pública, tendo sido implantado a partir de uma demanda da própria comunidade. Atualmente, a sede conta com cinco defensores públicos, que atuam ao lado de uma equipe especializada formada por colaboradores responsáveis pela triagem inicial — incluindo o acolhimento dos assistidos, a escuta preliminar dos casos e a verificação da documentação necessária — em parceria com a equipe do projeto Primeiro Passo. Também integram o grupo assessores, estagiários de graduação e pós-graduação, que contribuem com os desdobramentos de cada atendimento.
Recentemente, em janeiro, o serviço de mediação comunitária também foi retomado, passando a contar com cinco mediadores comunitários responsáveis por acolher as demandas de forma extrajudicial — ou seja, sem a necessidade de abertura de um processo judicial.
Além de casos de pensão alimentícia, lideram as estatísticas ações de usucapião e de registros de nascimento.
Serviço
Endereço: Rua Júlio Braga n° 1281, João XXIII
Horário de atendimento: 08h às 12h – 13h às 17h
Telefone (85) 9 8889-2140 (Somente mensagens) e (85) 3194-5090