
Defensoria firma convênio com curso de farmácia da Unifap para apoio nas ações do Nudesa Cariri
TEXTO: BIANCA FELIPPSEN
FOTOS: GIULLIAN RODRIGUES
A Defensoria Pública do Estado do Ceará assinou, nesta terça-feira (19), um convênio com o Centro Universitário Paraíso (Unifap), possibilitando que alunos do curso de Farmácia atuem na consultoria técnica de processos judiciais que envolvem pedidos de medicamentos fora da lista do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi articulada pela supervisora da Defensoria em Juazeiro do Norte, Nadine Callou, e pelo titular do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) Cariri, George Gregório.
O termo de cooperação foi firmado pela defensora pública geral do Estado, Sâmia Farias, pela pró-reitora de graduação da Unifap, Sandra Rodrigues, e pela coordenadora do curso de Farmácia, Regilane Matos.
Para a pró-reitora, a parceria representa um elo fundamental entre universidade e sociedade. “Eu tenho certeza de que essa parceria vai ser uma oportunidade para que o aluno perceba, na prática, como está contribuindo para um mundo melhor e possível. A gente vai fazer com que, nesse encontro, ele consiga ampliar para outros estudos e viva essa experiência. Nosso diferencial já passa pela obrigatoriedade de uma grade social, em que o aluno cumpre horas de voluntariado. Agora, com toda certeza, vamos direcionar os nossos alunos para a prática dentro desse projeto”.
A defensora pública geral, Sâmia Farias, ressaltou a relevância da iniciativa para a atuação da instituição. “A Defensoria tem o compromisso de assegurar o direito à saúde, especialmente para quem depende do SUS e não encontra respostas rápidas para suas demandas. Com esse convênio, unimos o conhecimento técnico da academia à nossa missão de garantir justiça social. É uma parceria que reforça o nosso papel de estar ao lado da população mais vulnerável e de buscar soluções inovadoras e humanizadas para a defesa de direitos”.