Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Geral e novo secretário da Segurança do Ceará reforçam diálogo em reunião

Defensoria Geral e novo secretário da Segurança do Ceará reforçam diálogo em reunião

Publicado em

Na manhã desta terça-feira (14.02), a defensora pública geral Elizabeth Chagas esteve reunida com o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sspds), Samuel Elânio de Oliveira Júnior, na sede do órgão, em Fortaleza. No encontro, foram apresentados projetos da Defensoria Pública e discutidas estratégias de proteção da população vulnerável, como mulheres vítimas de violência doméstica. Participaram do encontro também a subdefensora pública Geral, Sâmia Farias; o assessor de Planejamento e Gestão da Defensoria Pública, Leandro Bessa; e o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins.

Na reunião, Samuel Elânio frisou o interesse de criar um ambiente favorável para o policiamento comunitário, o que foi respondido pela defensora pública com um elogio sobre o potencial do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). “Há várias formas de facilitar essa aproximação, tudo é uma questão de abordagem e de estratégia. O nosso compromisso é estarmos em parceria para que essa aproximação aconteça”, assegurou a defensora pública geral.

“A Secretaria de Segurança Pública, através do COPAC, dessa polícia de aproximação das comunidades, atua de uma forma muito parceira, muito parecida também do que a Defensoria Pública já vinha atuando. Então, eu vejo que essa aproximação e essa parceria com a Defensoria Pública, sem sombra de dúvidas, será um ganho gigantesco para sociedade”, complementou Samuel.

Outra pauta do encontro remete ao alinhamento de ações e estratégias, já desenvolvidas entre a SSPDS e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). “Muito já foi realizado no acolhimento das vítimas de violência doméstica. Queremos avançar ainda mais, coibindo esse tipo de ocorrência, antes mesmo que ocorra. O monitoramento dos tornozelados, junto ao diálogo com a Defensoria Pública, podem ser instrumentos valiosos nesse sentido”, frisou Samuel Elânio.

Elizabeth Chagas reforçou a importância da relação entre os órgãos e afirmou que o diálogo tem sido fundamental, sob as mais diversas perspectivas. “Nossa comunhão de entendimento é uma só: ofertar à sociedade cearense um trabalho de excelência na busca por seus direitos e na reunião tivemos a oportunidade de apresentar projetos essenciais para a defesa do cidadão em situação de vulnerabilidade. Nossa instituição tem proximidade com o tema que a Sspds defende e por isso o diálogo será sempre presente”, complementou a defensora geral.